sexta-feira, 4 de março de 2011

Cine lançamento

.
Almas à venda

Ator famoso dos palcos, Paul Giamatti (Paul Giamatti) enfrenta uma terrível crise existencial enquanto escreve uma adaptação de “Tio Vânia”. Descobre, por acaso, um laboratório pioneiro especializado em armazenar a alma de pessoas que se encontram em momentos difíceis. Interessado no assunto, recorre ao médico Flintstein (Davi Strathairn), que extrai a alma do ator e a guarda em um pote. Com o passar dos dias, Giamatti nota que sua vida está pior do que antes, e então resolve alugar a alma de um poeta russo. É quando a rotina do artista começa a tomar rumos inesperados.

Um dos filmes mais inusitados da safra atual, a comédia dramática “Almas à venda” chega essa semana em DVD, distribuído pela Paramount Pictures. Escrito e dirigido por uma cineasta francesa estreante, Sophie Barthes (não encontro referências se ela tem parentesco com Roland Barthes), a fita explora a enigmática essência do ser humano, no caso o âmago de um ator em crise (reparem na brincadeira: Paul Giamatti deixou emprestar seu nome artístico real para o personagem do filme). Estressado com a feroz rotina de trabalho, ele, por meio de um anúncio num jornal, permite-se virar alvo de um experimento bizarro, que é a extração da própria alma – de acordo com explicações contidas no filme, a alma cansada, posta em repouso absoluto num lugar tranqüilo, fará com que o corpo do cidadão também adquira um novo formato, possivelmente com maior paz interior.
Giamatti “não vende a alma”, mas sim a engarrafa numa “cirurgia” dentro de um equipamento parecido com o de tomografia. Sem alma no corpo (no pote, a de Giamatti tem formato de um grão-de-bico!), o ator transforma-se numa pessoa ainda mais aborrecida e sem inspiração, o que o faz correr atrás de uma nova alma para alugar. É quando conhece Nina (Dina Korzun), uma contrabandista de almas russa, ponto-chave para seu cotidiano virar de cabeça para baixo.
Evidencia-se a originalidade desse filme independente pouco conhecido do público, exibido com elogios no Festival de Sundance e indicado a três Independent Spirit Awards no ano passado. Muito bacana, que provoca interesse imediato.
O filme não esconde a sátira sobre a crise de identidade de artistas, assim como não nega o jogo de metalinguagem sobre o mundo do cinema, da TV e do teatro.
Com um desfecho estranho, sem happy end ou emoção, “Almas à venda” se confirma como um criativo exercício pessoal da roteirista e cineasta estreante, sem falar da atuação caprichada de um dos grandes atores da nova geração, Paul Giamatti. Conheça! Por Felipe Brida

Título original: Cold souls
País/Ano: EUA/França, 2009
Elenco: Paul Giamatti, David Strathairn, Dina Korzun, Emily Watson, Armand Schultz
Direção: Sophie Barthes
Gênero: Drama
Duração: 101 min
Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: