segunda-feira, 7 de março de 2011

Cine Lançamento

.
Atração perigosa

O criminoso Doug MacRay (Ben Affleck), especialista em assalto a bancos, com a ajuda do explosivo James Coughlin, o Jem (Jeremy Renner), lidera um grupo de bandidos para uma nova ação em Boston. Encapuzados, eles invadem um importante banco central, fazendo de refém a gerente Claire Keesey (Rebecca Hall). O grupo alcança os objetivos, comete o roubo e sai impune. Dias depois MacRay descobre que Claire mora a poucos quarteirões de sua casa, ponto de encontro de seus comparsas. Resolve então vigiá-la, até o dia em que se encontra com ela num bar, e ambos acabam se tornando próximos.

O ator Ben Affleck assina aqui sua segunda investida na direção, dois anos depois do perturbador drama “Medo da verdade”. E novamente se sai bem! Muito bem produzida, essa fita sobre assalto a banco reúne os principais elementos que um bom filme policial requer: ação contínua, reviravoltas e tensão. E traz um pouco de romance e um elenco ajustado.
A história se desenrola na cidade de Boston (estado de Massachussets), que, conforme explicações no início do filme, registra um dos maiores índices de criminalidade dos Estados Unidos, em especial assalto a agências bancárias. Dentro desse cosmo, um grupo de bandidos se prepara para mais um roubo. Tem como líderes MacRay (Ben Affleck, em papel bem sério) e um companheiro violento e impulsivo, Jem (pelo personagem, Jeremy Renner recebeu indicação ao Oscar de ator coadjuvante esse ano, porém o ator está descontrolado, meio overacting). O assalto transcorre dentro do esperado pelo bando, colocam a gerente como refém por alguns minutos e rapidamente fogem. Só que MacRay não temia o pior: a vítima-mor reside próximo a ele. Surge a partir daí um romance entre os dois (a gerente não sabe quem ele é, pois estava com capuz no dia do crime), e por causa desse relacionamento os bandidos, principalmente Jem, entram em atrito com MacRay, inclusive ameaçando-o de morte.
Com dosagem certa de ação, drama e suspense, o filme é um dos bons policiais desse ano, mesmo com as situações mais previsíveis possíveis e o absurdo maior, que é o romance manjado entre o bandido e a mocinha, que, não por acaso, é a ex-refém. Perdoam-se esses erros, já que em linhas gerais a fita resulta acima da média.
Ben Affleck, que há algum tempo atrás aceitava qualquer papel ridículo em comédias besteirol, demonstra mão firme como cineasta. E melhorou como ator, comprovando talento para a direção, sabendo conduzir uma boa história, intrigante e que nos prende a atenção. Confira! Por Felipe Brida

Título original: The town
País/Ano: EUA, 2010
Elenco: Ben Affleck, Jeremy Renner, Rebecca Hall, Jon Hamm, Slaine, Pete Postlethwaite, Chris Cooper
Direção: Ben Affleck
Gênero: Policial
Duração: 125 min
Distribuição: Warner Bros

Um comentário:

ANTONIO NAHUD disse...

Felipe, parabéns pelo blog. Bem bacana. Já tá linkado.
Abração,

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

Especial de Cinema

  ‘É Tudo Verdade’ segue até dia 13 de abril com exibição de dezenas de documentários   A 30ª edição do Festival Internacional de Documentár...