segunda-feira, 7 de março de 2011

Cine Lançamento

.
Atração perigosa

O criminoso Doug MacRay (Ben Affleck), especialista em assalto a bancos, com a ajuda do explosivo James Coughlin, o Jem (Jeremy Renner), lidera um grupo de bandidos para uma nova ação em Boston. Encapuzados, eles invadem um importante banco central, fazendo de refém a gerente Claire Keesey (Rebecca Hall). O grupo alcança os objetivos, comete o roubo e sai impune. Dias depois MacRay descobre que Claire mora a poucos quarteirões de sua casa, ponto de encontro de seus comparsas. Resolve então vigiá-la, até o dia em que se encontra com ela num bar, e ambos acabam se tornando próximos.

O ator Ben Affleck assina aqui sua segunda investida na direção, dois anos depois do perturbador drama “Medo da verdade”. E novamente se sai bem! Muito bem produzida, essa fita sobre assalto a banco reúne os principais elementos que um bom filme policial requer: ação contínua, reviravoltas e tensão. E traz um pouco de romance e um elenco ajustado.
A história se desenrola na cidade de Boston (estado de Massachussets), que, conforme explicações no início do filme, registra um dos maiores índices de criminalidade dos Estados Unidos, em especial assalto a agências bancárias. Dentro desse cosmo, um grupo de bandidos se prepara para mais um roubo. Tem como líderes MacRay (Ben Affleck, em papel bem sério) e um companheiro violento e impulsivo, Jem (pelo personagem, Jeremy Renner recebeu indicação ao Oscar de ator coadjuvante esse ano, porém o ator está descontrolado, meio overacting). O assalto transcorre dentro do esperado pelo bando, colocam a gerente como refém por alguns minutos e rapidamente fogem. Só que MacRay não temia o pior: a vítima-mor reside próximo a ele. Surge a partir daí um romance entre os dois (a gerente não sabe quem ele é, pois estava com capuz no dia do crime), e por causa desse relacionamento os bandidos, principalmente Jem, entram em atrito com MacRay, inclusive ameaçando-o de morte.
Com dosagem certa de ação, drama e suspense, o filme é um dos bons policiais desse ano, mesmo com as situações mais previsíveis possíveis e o absurdo maior, que é o romance manjado entre o bandido e a mocinha, que, não por acaso, é a ex-refém. Perdoam-se esses erros, já que em linhas gerais a fita resulta acima da média.
Ben Affleck, que há algum tempo atrás aceitava qualquer papel ridículo em comédias besteirol, demonstra mão firme como cineasta. E melhorou como ator, comprovando talento para a direção, sabendo conduzir uma boa história, intrigante e que nos prende a atenção. Confira! Por Felipe Brida

Título original: The town
País/Ano: EUA, 2010
Elenco: Ben Affleck, Jeremy Renner, Rebecca Hall, Jon Hamm, Slaine, Pete Postlethwaite, Chris Cooper
Direção: Ben Affleck
Gênero: Policial
Duração: 125 min
Distribuição: Warner Bros

Um comentário:

ANTONIO NAHUD disse...

Felipe, parabéns pelo blog. Bem bacana. Já tá linkado.
Abração,

www.ofalcaomaltes.blogspot.com