terça-feira, 16 de abril de 2024

Resenhas Especiais


Coleção ‘Sessão dupla: Tomates assassinos’

A Obras-primas do Cinema acaba de lançar em DVD no Brasil a coleção ‘Sessão dupla: Tomates assassinos’, com os dois primeiros longas da popular franquia de filmes B de comédia com terror. Confira abaixo resenha sobre eles.



O ataque dos tomates assassinos

Cidade é atacada por tomates mutantes assassinos, que rolam e esmagam as pessoas. Quem conseguirá salvar os habitantes de lá?

Impressionante como essa franquia de filmes B atravessou o tempo e continua cultuado no mundo. Roteiros bem fuleiros e difíceis de engolir, baixíssimo orçamento e atores amadores são o ‘tchan’ desses filmes feitos para consumo imediato, que ainda causam risos e nunca devem ser levados a sério. Foi aqui que tudo começou, em ‘O ataque dos tomates assassinos’, em 1978, um longa-metragem feito a partir de um curta de mesmo nome e diretor, John De Bello, produzido dois anos antes. A ideia é simples – uma cidadezinha americana vira alvo de tomates mutantes que andam juntos, rolam e esmagam as pessoas. Alguns crescem, ficam do tamanho de um carro, e passam a ser temidos pelos moradores. Então um grupo de cientistas e policiais corre contra o tempo para caçar os frutos malditos.
Os tomates ficam mutantes por causa do uso irregular de agrotóxicos numa área controlada – está aí uma crítica contra o abuso desses insumos, mas que passa desapercebida diante de tanta maluquice.




Há uma profusão de gêneros nesse primeiro filme, como aventura, scifi, comédia e terror. É um besteirol trash que ficou lendário, tanto que ganhou várias continuações, todas bem doidas, e uma série animada para TV. há poucos efeitos especiais, e os tomates são todos de verdade, exceto os tomatões de espuma e isopor que rolam – perceba que eles não têm rosto, são os frutos que voam sobre as pessoas, e somente no terceiro filme eles teriam olhos e dentes afiados. Segundo os produtores, foram apenas U$ 90 mil de orçamento para produzir o filme, na época exibido em poucos cinemas alternativos – no Brasil estreou em dezembro daquele mesmo ano, 1978, dois meses depois de passar nos EUA, mas o filme foi percorrendo os cinemas ao longo dos anos seguintes – por exemplo, na Alemanha o longa entrou apenas em 1983.
Na época existia uma premiação dos piores do ano, o ‘The Stinkers Bad Movie Awards’, parecido com o Razzie Awards; ‘O ataque dos tomates assassinos’ recebeu indicação de ‘Pior senso de direção’ para John De Bello – e no título da categoria completaram assim ‘Worst sense of direction (Stop them before they direct again!)’, ou seja, ‘Parem eles antes que dirijam algo de novo’.
A distribuidora Obras-primas do Cinema acaba de lançar os dois primeiros filmes em DVD no Brasil, na coleção ‘Sessão dupla: Tomates assassinos’, restaurados em 2K. Os dois filmes vêm em edição especial de colecionador com luva e cards. A versão de ‘O ataque dos tomates assassinos’ é a de cinema, com 83 minutos, e não a versão do diretor, com 90 minutos.

O ataque dos tomates assassinos (Attack of the killer tomatoes!). EUA, 1978, 83 minutos. Aventura/Comédia/Terror. Colorido. Dirigido por John De Bello. Distribuição Obras-primas do Cinema


A volta dos tomates assassinos

Dois amigos pizzaiolos, Matt (George Clooney) e Chad (Anthony Starke), encontram um problemão pela frente - um cientista maluco que promete devastar o mundo com seus tomates letais criados em laboratório.

Também conhecido como ‘O retorno dos tomates assassinos’, essa foi a primeira continuação maluca e tresloucada do original, ‘O ataque dos tomates assassinos’ (1978), porém com mais orçamento. Realizado dez anos depois, traz na trama dois amigos pizzaiolos (George Clooney e Anthony Starke, ambos em início de carreira), que tentam parar um cientista maluco, Dr. Gangreen - papel insano do comediante John Astin, o Gomez da série clássica ‘A família Addams’ (1964-1966), de produzir tomates assassinos para atacar o mundo. Eles correm contra o tempo, encontram garotas bonitas pelo caminho e ficam amigos de tomate brincalhão, um híbrido peludo e fofinho.
Com poucas cenas de ação e até menos aparição de tomates assassinos, o filme, um B por natureza, é muito cultuado pelos fãs da franquia que foi se popularizando com os anos e atravessando as décadas – depois desse vieram mais duas continuações, todas do mesmo diretor, John De Bello, ‘Os tomates assassinos atacam novamente’ (1991) e ‘Os tomates assassinos atacam a França’ (1992), sem contar a série de TV animada, com duas temporadas, ‘O ataque dos tomates assassinos’ (1990-1991).



Os dois protagonistas se divertem nessa brincadeira e estão à vontade nos papeis dos amigos dispostos a acabar com os tomates assassinos, Anthony Starke – que no ano seguinte faria ’007 – Permissão para matar’ (1989), e George Clooney – na época tinha 26 anos, só havia aparecido em algumas séries dos anos 80, até fazer filmes B de terror, como ‘De volta à escola dos horrores’ (1987), e somente oito anos depois se consagraria, em ‘Um drink no inferno’ e ‘Um dia especial’, ambos em 1996. O vilão, Dr. Gangreen, volta nas continuações, com o mesmo ator, John Astin.
Disponível em DVD na Coleção ‘Sessão dupla: Tomates assassinos’, disco único com os dois primeiros filmes, e 30 minutos de extras, com entrevistas com diretor e elenco. A versão de ‘A volta dos tomates assassinos’ é a de cinema, com 98 minutos – isso porque houve uma versão editada, lançada no Reino Unido e outros países, com 94 minutos.

A volta dos tomates assassinos (Return of the killer tomatoes!). EUA, 1988, 98 minutos. Aventura/Comédia. Colorido. Dirigido por John De Bello. Distribuição Obras-primas do Cinema

Nenhum comentário: