quinta-feira, 11 de abril de 2024

Resenhas Especiais


Em DVD, coleção 'Aranhas', pela Classicline. Confira resenha dos dois filmes disponíveis no box.


A maldição das aranhas

Animais começam a morrer de forma estranha numa cidadezinha do interior dos Estados Unidos. O veterinário local, Dr. Rack Hansen (William Shatner), investiga o caso e percebe que todos os animais apresentam picadas no pescoço e nos membros. Até que a cidadezinha é aterrorizada por uma invasão de tarântulas venenosas.

Rodado em um menos de mês nos desertos do Arizona, com baixo orçamento, essa cultuada fita de terror tornou-se frisson na época e deu pânico nas plateias. Isso porque as aranhas que invadem a tela são tarântulas reais e não bonecos ou computação gráfica. A produção utilizou mais de cinco mil aranhas espalhadas pelo set para contracenar com os atores, nessa história rápida, de terror e aventura, que virou uma pequena pérola do cinema B. William Shatner, o capitão Kirk dos filmes e da série de ficção espacial ‘Star Trek’, comanda o elenco na pele de um veterinário que investiga o caso dos ataques dos aracnídeos numa cidadezinha ensolarada no meio do deserto americano. Gente de monte morre, assim como cavalos, vacas, cachorros... Ao lado dele estarão policiais e a própria comunidade para eliminar as criaturas malignas.
Roteiro eficiente e direção coesa do ator e stunt John Cardos, de filmes B como ‘Mutante’ (1984). O filme funciona como passatempo – e quem tem medo de aranhas, evite.




Saiu no mês passado na ‘Coleção Aranhas’, juntamente com ‘Aracnofobia’ (1990), um clássico da TV que foi inspirado em ‘A maldição das aranhas’ – a coleção sai em um disco, em boa cópia, e acompanha cards com as capas originais. Também foi exibida na TV aberta como ‘O império das aranhas’, tradução literal do título em inglês.

A maldição das aranhas (Kingdom of the spiders). EUA, 1977, 97 minutos. Terror/Aventura. Colorido. Dirigido por John 'Bud' Cardos. Distribuição: Classicline


Aracnofobia

Uma espécie rara de aranha da América do Sul é transportada, sem querer, para os Estados Unidos. O animal vai parar numa cidadezinha do interior da Califórnia, lá cresce e acasala com aranhas locais, procriando filhotes híbridos letais, que matam com uma só picada. O terror tomará conta do lugar.

Exaustivamente exibido na TV aberta, essa caprichada aventura com elementos de terror setentista dá calafrios naqueles que tem medo de aranhas. Um filme popular, muito apreciado pelos fãs e que gerou imitações nas décadas seguintes. O ator Jeff Daniels, em início de carreira – depois faria ‘Debi & Loide - Dois idiotas em apuros’ (1994), interpreta um médico que chega a uma cidadezinha da California e vai morar com a família numa velha casa. Seus pacientes morrem inesperadamente, e ele é acusado de negligência. Junto com a polícia, descobre que aranhas assassinas são as responsáveis pelas mortes, e elas saem do porão de sua residência, espalhando medo e terror no povoado. Descobrimos, ao longo do filme, que as aranhas são um híbrido de uma espécie de tarântula da América do Sul com aracnídeos pequenos do deserto californiano, transformadas em verdadeiras máquinas de matar. Elas entram nos sapatos, saem da torneira da pia, estão em todo canto para o desespero das pessoas.
O falecido ator Julian Sands, de ‘Warlock: O demônio’ (1989), faz um cientista disposto a capturar os animais, John Goodman, de ‘O grande Lebowski’ (1998), interpreta um papel cômico, um matador de aranhas, e o veterano Henry Jones, de ‘Um corpo que cai’ (1958), completa o elenco como um médico rabugento e desconfiado.





Produzido pela Amblin, de Steven Spielberg, tem como produtor executivo o diretor do filme, Frank Marshall, aqui estreante na direção – ele produziu mais de 150 longas, foi indicado a cinco Oscars e dirigiu filmes conhecidos do público, como ‘Vivos’ (1993), ‘Congo’ (1995) e ‘Resgate abaixo de zero’ (2006).
Há poucos meses, anunciaram o remake desse filme, que deverá ser gravado em breve – a Amblin Partners está por trás do projeto, e tudo indica que o diretor será Christopher Landon, de ‘A morte te dá parabéns – partes 1 e 2’ (2017 e 2019).
‘Aracnofobia’ sai em DVD na ‘Coleção Aranhas’, pela Classicline, juntamente com o filme que deu origem a ele, chamado ‘A maldição das aranhas’ (1977), também conhecido como ‘O império das aranhas’, com William Shatner.

Aracnofobia (Arachnophobia). EUA, 1990, 109 minutos. Aventura/Terror. Colorido. Dirigido por Frank Marshall. Distribuição: Classicline


Nenhum comentário: