sábado, 13 de abril de 2024

Especial de Cinema


Mais quatro filmes conferidos do 'É tudo verdade'; festival segue até amanhã

O Festival Internacional de Documentários ‘É Tudo Verdade’ segue em São Paulo e no Rio de Janeiro até amanhã, dia 14, gratuito ao público. Confira mais quatro bons docs que conferi no festival desse ano.

 

Copa de 71 (Reino Unido, 2023, 89 minutos, de Rachel Ramsay e James Erskine)

 

Um grupo de ex-jogadoras de futebol contam casos curiosos sobre a Copa do Mundo Feminina de 1971 (um torneio não-oficial), quando as seleções da Inglaterra, Argentina, México, França, Dinamarca e Itália se confrontaram no Estádio Azteca, na Cidade do México, jogando para uma multidão de mais de 100 mil torcedores. O torneio foi amplamente televisionado e virou alvo de inúmeras discussões e especulações. Essas mulheres enfrentaram preconceito e ajudaram a consolidar torneios femininos de futebol pelo mundo afora. Muito legal e bem editado, é um dos bons trabalhos do diretor James Erskine, que fez o doc sobre Billie Holiday, ‘Billie’ (2019), outros sobre esportes, como ‘A batalha dos sexos’ (2013) e ‘Sachin’ (2017), e ainda a o drama ‘Driblando a guerra (2014) – aqui ele dirige junto da produtora de seus filmes, Rachel Ramsay. Exibido nos festivais de Toronto, Londres, Cleveland, Miami e CPH DOX.

Sessões: Dia 13/04, 17h, no IMS Paulista - SP. Gratuito.

 


 

Retomada (Brasil, 2024, 72 minutos, de Ricardo Martensen)

 

Um brilhante documentário brasileiro que adensa a questão indígena, disponível na programação ‘O estado das coisas’ do Festival É Tudo Verdade. O filme acompanha três indígenas, das comunidades tupinambá, munduruku e tapajós, com a mesma luta – manter sua identidade viva, preservar a floresta e denunciar desmatadores e o garimpo ilegal em órgãos nacionais e internacionais. ‘Retomada’ é um filme-denúncia correto e que nos abre ainda mais os olhos sobre a luta contínua dos indígenas no Brasil.

Sessões: Dia 13/04, 16h, no Estação Net de Cinema Botafogo – RJ; dia 14/04, 14h, no Estação Net de Cinema Rio; e dia 14/04, 19h, no Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Gratuito.

 


 

O cinema por dentro (EUA/Turquia/Japão, 2023, 93 minutos, de Chad Freidrichs)

 

Um doc metalinguístico e repleto de análises de filmes, da era muda ao cinema contemporâneo. Um pesquisador atua numa tese sobre a relação do ‘piscar’ dos olhos e dos cortes de cinema, procurando responder como se dá a percepção humana diante de um filme. A partir daí, ele percorre montanhas remotas da Turquia para exibir trechos de filmes aos moradores e conversar sobre suas impressões em torno da montagem cinematográfica.

Um aulão de cinema da melhor qualidade, sobre um tema que nunca paramos para questionar.

Sessões: 13/04, 16h, no Espaço Itaú de Cinema Augusta – SP; e dia 14/04, 14h30, na Cinemateca Brasileira – SP. Gratuito.

 


 

Mixtape La Pampa (Argentina/Chile, 2023, 104 minutos, de Andrés Di Tella)

 

Indicado ao prêmio de melhor documentário nos Festivais de San Sebastián e Mar del Plata, a coprodução Argentina/Chile vasculha a biografia de William Henry Hudson, um cidadão misterioso nascido na Argentina, que se tornou escritor na Inglaterra e trabalhou como naturalista e ornitólogo. Andando pelos pampas, a equipe de filmagem cruza as trilhas por onde Hudson esteve, e enquanto nos é revelada a dúbia personalidade do escritor-tema do filme, a História da Argentina é relembrada. ‘Mixtape La Pampa’ é um dos fortes destaques da edição desse ano do É Tudo Verdade.

Sessões: 13/04, 19h30, no IMS Paulista - SP. Gratuito.



Nenhum comentário: