quarta-feira, 10 de abril de 2024

Especial de Cinema


'É tudo verdade' continua até dia 14 com programação gratuita em SP e no RJ

O Festival Internacional de Documentários ‘É Tudo Verdade’ continua em São Paulo e no Rio de Janeiro até o dia 14 de abril, com dezenas de filmes gratuitos ao público. No dia 15 começa parte da programação no formato online, também gratuito, pela plataforma de streaming Itaú Cultural Play – leia abaixo. Confira alguns dos filmes que assisti e recomendo.

‘Verissimo’
(Brasil, 2024, 89 minutos, de Angelo Defanti)

Um dos melhores filmes da edição desse ano do Festival, ‘Verissimo’ traz a rotina do escritor gaúcho Luís Fernando Verissimo prestes a completar 80 anos – o doc foi filmado em 2016 e só lançado agora. A agenda cheia de Verissimo está presente, com viagens para lançar livros pelo Brasil, participação em conferências, recepção de amigos em casa, entrevistas para TV e telefonemas que não cessam. Cansado e de voz baixa, Verissimo fala sobre sua velhice e como ele lida com essa fase da vida, enquanto sua mente trabalha a mil por hora. Não é uma biografia do escritor, até porque já existem duas lançadas no cinema, e sim essa amostra da rotina dele em casa e nos diversos tipos de trabalho. O diretor Angelo Defanti já tinha contato com o universo de Verissimo pois adaptou um dos livros do escritor para o cinema, ‘O clube dos anjos’ (2020).
Sessões: Dia 10/04, 17h30, no Estação Net de Cinema Rio – RJ; dia 10/04, 20h30, no Espaço Itaú de Cinema Augusta – SP; e dia 11/04, 19h30, na Cinemateca Brasileira – SP. Gratuito.




‘Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida’
(Brasil, 2024, 95 minutos, de Bel Bechara e Sandro Serpa)

O casal de cineastas Bel Bechara e Sandro Serpa filmam, durante um ano, na pandemia, o processo de adoção do primeiro filho, Gael, de apenas quatro meses. Ao longo do doc, acompanhamos a rotina do casal, trancados em casa, no período mais crítico da pandemia, em 2021, e mesmo isolados conseguiram fazer todo o processo de adoção do bebê. Eles tocam violão, conversam sobre a expectativa de serem pais, falam sobre política, fazem videochamadas com amigos e familiares, até que Gael chega para mudar a vida dos dois. Um filme íntimo e revelador sobre adoção, feito com muita sinceridade. Adorei o novo trabalho de Bechara e Serpa, que realizaram muitos curtas, como ‘Walter Franco muito tudo’ (2000), e longas como ‘Onde quer que você esteja’ (2018).
Sessões: Dia 10/04, 19h30, na Cinemateca Brasileira - SP; dia 12/04, 20h30, no Espaço Estação Net de Cinema Botafogo - RJ; e dia 13/04, 17h30, no Estação Net de Cinema Rio - RJ. Gratuito.




‘Zinzindurrunkarratz’
(Espanha, 2023, 89 minutos, de Oskar Alegria)

Curioso filme, de título impronunciável, rodado na Espanha, sobre um cineasta que utiliza uma antiga câmera Super-8 para gravar a jornada de pastores em um vilarejo espanhol rumo ao pico de uma montanha. A velha câmera da família não capta mais som, por isso grande parte do filme é mudo, só com as imagens desse percurso que durou dias e noites. Sons de ferramentas, conversas, cantos e animais relinchando são inseridos em alguns trechos após gravação com outros equipamentos, misturando um silêncio profundo e rápidos lances sonoros. Um filme sobre as lembranças do diretor quando fazia esse percurso na infância e que trata também de um mundo esquecido, de um lugar parado no tempo, no meio do nada. Exibido em festivais como Telluride, Vienna, Denver e Valladolid. Do diretor espanhol Oskar Alegria, dos premiados doc ‘La casa Emak Bakia’ (2012) e ‘Zumiriki’ (2019).
Sessões: Dia 10/04, 18h, no Espaço Estação Net de Cinema Botafogo – RJ; e dia 11/04, 20h, no Espaço Estação Net de Cinema Rio. Gratuito.




‘Inutensílios’
(Brasil, 2024, 71 minutos, de Bruno Jorge)

Um doc inteiramente produzido e realizado por Bruno Jorge, que assina direção, roteiro, montagem etc. Feito em preto-e-branco, ele filma uma série de figuras que estiveram presentes em sua jornada nos últimos anos quando viveu com a família numa região rural de Minas Gerais. A cultura popular e a etnografia estão presentes nesse filme pessoal e independente de Jorge, que cria imagens belíssimas e nos propõe ver o mundo com outros olhos.
Sessões: Dia 09/04, 19h30, na Cinemateca Brasileira - SP. Gratuito.




‘Tesouro Natterer’
(Brasil, 2023, 83 minutos, de Renato Barbieri)

Documentário que entrelaça parte da biografia do naturalista e historiador austríaco Johann Natterer (1787-1843), quando esteve no Brasil em 1817 como membro da Expedição Austríaca, com o legado de estudos que deixou tanto no Brasil quanto em Viena. Um narrador lê trechos do diário de Natterer enquanto a equipe do filme visita estudiosos do Brasil e de Viena para falar dos mais de 50 mil objetos guardados pelo naturalista que hoje compõe um dos maiores acervos etnográficos sobre os povos indígenas do Brasil, preservados em dois grandes museus da capital austríaca. Do diretor Renato Barbieri, dos documentários ‘Cora Coralina – Todas as vidas’ (2018) e ‘Servidão’ (2020), e do drama ‘Pureza’ (2020).
Sessões: Dia 09/04, 17h30, no Espaço Estação Net de Cinema Rio - RJ. Gratuito.



Streaming

De 15 a 30 de abril, parte da programação estará gratuitamente no streaming Itaú Cultural Play. Serão nove títulos da Competição Brasileira de Curtas-Metragens e sessão também do curta “Paraíso, Juaréz” (1971), da Retrospectiva ‘Thomaz Farkas, 100’. Acesso em https://www.itauculturalplay.com.br

Realização e Parceiros

O ‘É Tudo Verdade’ é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N. 8313). Conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio do Itaú e da Desenvolve SP, parceria do Sesc-SP, apoio cultural do Galo da Manhã, SPCINE e Itaú Cultural. Para mais informações sobre o festival, acesse o site https://etudoverdade.com.br/

Nenhum comentário: