quarta-feira, 3 de abril de 2024

Especial de Cinema


Festival 'É tudo verdade' começa hoje no RJ e amanhã, em SP; evento traz 77 filmes gratuitos ao público

Começa hoje um dos festivais de documentário mais importantes do Brasil, o ‘É Tudo Verdade’, realizado em formato presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro até o dia 14 de abril. Ao todo serão exibidos gratuitamente 77 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, produzidos em 34 países. O filme de abertura no RJ, hoje, será “Um Filme para Beatrice”, de Helena Solberg, às 20h, no Estação Net Botafogo, enquanto a abertura em SP será de “O Competidor”, de Clair Titley, em 4 de abril, às 20h30, na Cinemateca Brasileira – ambas as sessões apenas para convidados.



'Um filme para Beatrice' (Brasil, 2024, 78 minutos, de Helena Solberg)

Hoje a sessão de abertura do Festival 'É tudo verdade' será no Rio de Janeiro, com exibição do documentário brasileiro "Um filme para Beatrice" (2024). Em seu novo filme, a documentarista Helena Solberg, dos premiados 'Carmen Miranda: Bananas is my business' (1995) e 'Palavra (en)cantada' (2008), fala sobre a mulher no cinema, analisando personagens de seus filmes desde os anos 60, em especial o seu primeiro curta, 'A entrevista' (1966). E também ela trata de como era complexo fazer filmes críticos em épocas duras, como a ditadura no Brasil. Trocando mensagens e vídeos com uma jornalista italiana de nome Beatrice, Helena constrói narrativas em torno do papel da mulher em diversos contextos sociais, através da linguagem do documentário.
Gostei muito e recomendo - e a diretora merece palmas, pois aos 83 anos continua ativa com filmes belíssimos e impactantes.
Outras sessões: Dia 04/04, 20h30, na Estação Net Botafogo - RJ; dia 06/04, 18h, no Espaço Itaú de Cinema Augusta - SP; dia 10/04, 14h30, no IMS Paulista - SP; e dia 13/04, 14h, no Estação Net de Cinema Rio - RJ.



'O competidor' (Reino Unido, 2023, 89 minutos, de Clair Titley)

Amanhã a sessão de abertura do Festival 'É tudo verdade' em São Paulo será do documentário britânico 'O competidor' ('The contestant', 2023), exibido nos festivais de Toronto, Miami e Cleveland. Nesse doc inteligente e bem montado, conhecemos a inusitada história de um estudante japonês que, em 1998, ficou trancafiado num apartamento pequeno, nu, preenchendo cupons para ganhar um milhão de dólares; ele ficou lá por meses, e aquela experiencia foi transmitida para milhões de telespectadores do Japão. Nasubi, o rapaz, não sabia que era gravado, o programa foi um sucesso - antes mesmo de surgir o Big Brother, porém depois ele deixou o estrelato de maneira angustiante. Um estudo de caso sobre exploração de pessoas nas mídias e a busca das TVs por sucesso a qualquer preço. Recomendo!
Outras sessões: Dia 05/04, 20h30, no Espaço Itaúa de Cinema Augusta - SP; dia 05/04, 20h30, no Espaço Estação Net de Cinema Botafogo - RJ; e dia 12/04, 14h, no Estação Net de Cinema Rio - RJ.


Nenhum comentário: