sábado, 28 de novembro de 2020

Cine Cult


Sobrevivente

No inverno de 1984, um barco choca-se com a Costa da Islândia. Toda a tripulação morre, exceto Gulli (Ólafur Darri Ólafsson). Perdido nas águas congelantes, ele nada até chegar à praia, numa jornada tenebrosa que durou mais de seis horas.

Representaria a Islândia no Oscar 2013 (mas não entrou para a lista dos finalistas) esse drama peculiar de ritmo lento e ares de aventura baseado em uma história real ocorrida no inverno de 1984, que repercutiu na imprensa do mundo inteiro. Dividido em duas partes, uma com a vida do homem comum Gulli e a outra com o naufrágio e a jornada de sobrevivência dele nas águas glaciares, o filme se sustenta pelo bom trabalho do protagonista, Ólafur Darri Ólafsson, americano de origem islandesa, que vem trabalhando como coadjuvante em muitos filmes blockbusters nos Estados Unidos, exemplo, “O bom gigante amigo” (2016) e “Animais fantásticos: Os crimes de Grindelwald” (2018). A direção consistente do islandês Baltasar Kormákur dá o tom de angústia para a história trágica - e ele foi além para proporcionar o realismo, chegou a afundou um barco de verdade pensando nas cenas do desastre. Tudo na mais perfeita forma e intensidade!


Kormákur, que é produtor, roteirista e ator, fez filmes premiados em sua terra natal como “O mar” (2002), além de fitas de ação nos EUA, como “Contrabando” (2012). Dois outros longas do cineasta seguem uma linha parecida com esse “Sobrevivente”, ambos baseados em fatos verídicos, “Evereste” (2015) e “Vidas à deriva” (2018). Confira! Em DVD pela Imovision.

Sobrevivente (Djúpið/ The deep). Islândia, 2012, 95 minutos. Ação/ Drama. Colorido. Dirigido por Baltasar Kormákur. Distribuição: Imovision

Nenhum comentário: