quarta-feira, 1 de maio de 2019

Resenha Especial



 Fernão Capelo Gaivota

Uma gaivota de nome Fernão Capelo é rejeitada pelo bando por querer voar mais alto que todas as aves. Sozinha, parte para um novo grupo de gaivotas em outro território onde aprenderá importantes lições de vida.

Escrito e dirigido pelo cineasta independente Hall Bartlett, esta visionária fita de arte, difícil de ser realizada, ganhou em 1974 o Grammy de melhor álbum, produzido exclusivamente para o filme, de Neil Diamond (uma de minhas trilhas de cinema favoritas). É uma espécie de National Geographic poético, só com cenas áreas de uma gaivota voando pelos céus, desbravando territórios e mergulhando no mar, com uma narração off sobre o sentido da vida, repleta de pequenos significados.
O filme saiu três anos depois da publicação da obra homônima de Richard Bach, um clássico mundial que influenciou gerações de leitores, que continha traços biográficos do autor (Bach era piloto da Força Aérea Americana, por isto quase todos seus livros envolviam voos, acrobacias, aventuras no ar etc).
O personagem Fernão seria Bach, ao mesmo tempo que a gaivota assume um perfil divinal, quase um Deus, para nos falar sobre liberdade, coragem, determinação, aprendizado e novos rumos da vida.
Assim como no livro o filme possui três partes: a primeira, com Fernão inconformado com as limitações das aves de seu bando, e por testar acrobacias e voos altos é repreendido pelo líder e posteriormente banido do grupo. A segunda parte acompanha as adaptações de Fernão num outro bando de gaivotas, aprendendo a se autoconhecer e entender os desígnios de seu coração; e na terceira e última parte, Fernão retorna para o velho grupo perdoando quem o baniu e ensinando o que aprendeu. Tudo é mostrado sob o ponto de vista da gaivota, ou seja, em primeira pessoa, inclusive seus pensamentos, que compõe uma fascinante obra de cinema autoral.
Para alguns pode parecer lento, parado, mas é assim mesmo, um filme de arte para ser apreciado com o coração.


O ator James Franciscus dubla Fernão; além dele, astros famosos emprestam a voz, como Richard Crenna, Juliet Mills e Dorothy McGuire.
O filme ganhou também o Globo de Ouro de trilha sonora e foi indicado a dois Oscar (fotografia e edição). Sobre o álbum, adoro a música “Lonely Looking sky”, indicada ao Globo de Ouro de canção, e tem ainda duas bem bonitas no disco, “Dear father” e “Be”. Apreciem este belo filme e se possível ouçam a trilha!

Fernão Capelo Gaivota (Jonathan Livingston Seagull). EUA, 1973, 99 min. Drama. Colorido. Dirigido por Hall Bartlett. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: