quinta-feira, 23 de maio de 2019

Cine Lançamento


Como treinar o seu dragão 3

Soluço (voz de Jay Baruchel) cresceu, decidido em manter a pacificidade entre homens e dragões na Ilha de Berk. Sua nova missão é soltar os dragões ainda aprisionados pelos vikings, procurando por eles em outras terras, o que desperta a atenção do mal-intencionado Grimmel (F. Murray Abraham). Para capturar Soluço, Banguela e seu grupo, Grimmel usa um dragão fêmea, chamada Fúria da Luz, desencadeando uma nova guerra em Berk.

Último filme da trilogia “Como treinar o seu dragão”, este capítulo três rendeu a maior bilheteria da franquia se contabilizado os festivais que antecederam a estreia no Brasil e nos Estados Unidos, no início deste ano. Encerrou com chave de ouro uma cinessérie sólida, de sucesso entre a garotada e até entre o público adulto – os três juntos, nesses nove anos, arrecadaram U$ 1,3 bilhões nas salas de cinema, um estrondo inigualável!
Com menos ação e mais romance e ternura, pode ser analisado como uma fábula sensata sobre amadurecimento, coragem, amizade, perdas e o primeiro amor, envolvendo os personagens consagrados da franquia: Soluço, Banguela, Astrid, Melequento, Perna-de-peixe e a estreia neste exemplar, a Fúria da Luz. Preciso confessar que de todos é o capítulo que menos se encaixa no meu gosto; esperava momentos mais intensos de ação, como nos anteriores, e aqui o romance é muito melosinho para uma animação para crianças, além de repetições de elementos dos filmes um e dois – melhora da metade para o final, chama atenção pela radicalização de cores impressionantes e é incontestável o visual, de tirar o chapéu. É um trabalho bom de animação, mas inferior da franquia. 


Ainda tem chances de ser indicado ao Oscar de 2020, pois estreou em janeiro passado (o que deverá ocorrer, já que os dois foram). Os méritos vão para o criador Dean DeBlois, canadense que ganhou respeito no mundo da animação desde quando trabalhava na Disney, em “Lilo & Stitch” (perceba que Stitch é um animal alienígena, mistura de cão e dragão, que indica a preferência do cineasta por criaturas assim). Ele trouxe o elenco de volta, com nomes de peso emprestando suas vozes, como Jay Baruchel, Cate Blanchett, Jonah Hill, Gerard Butler e Kristen Wiig, e o roteiro segue a mesma tradição, baseado na série de livros infanto-juvenis de Cressida Cowell (as obras já venderam oito milhões de cópias no mundo todo, um sucesso desde o lançamento no Reino Unido em 2003).
“Como treinar o seu dragão 3” chegou ontem em DVD e Bluray, num disco recheado de extras – o Bluray, por exemplo, traz dois curtas-metragens de animação da Dreamworks, abertura alternativa, cenas excluídas, especiais e comentários.

Como treinar o seu dragão 3 (How to train your dragon: The hidden world). EUA/Japão, 2019, 104 min. Animação. Colorido. Dirigido por Dean DeBlois. Distribuição: Universal Pictures/Dreamworks


E com o lançamento de "Como treinar o seu dragão 3" em DVD e Bluray, leia resenha especial de "Como treinar o seu dragão 2", outro sucesso da franquia.

Como treinar o seu dragão 2

Dragões e humanos começam a conviver em paz na Ilha de Berk, graças ao empenho do garoto viking Soluço (voz de Jay Baruchel). Num dia comum, passeando com seu dragão de estimação Banguela, descobre uma caverna onde habita uma enorme geração de lendários dragões, protegidos por Valka (voz de Cate Blanchett), mãe de Soluço, que foi afastada dele quando era bem pequeno. Soluço e os vikings adultos precisarão preservar a caverna de um ataque planejado pelo malvado Drago Bludvist (voz Djimon Hounson), que quer roubar as criaturas para utilizá-las para o mal.

Uma animação grandiosa e emocionante que ganhou o Globo de Ouro de melhor animação desbancando o favorito do ano, “Operação Big Hero”, da Disney, e em seguida recebeu indicação ao Oscar na mesma categoria. Vale a pena cada momento do filme, superior ao primeiro “Como treinar o seu dragão” (de 2010 – também indicado ao Oscar, na verdade dois, de melhor animação e trilha sonora). Romântico, espirituoso, com um visual lindíssimo em computação gráfica com destaque para a ilha de dragões, parte exatamente de onde terminou o outro, com o garoto Soluço apaziguando o clima de terror entre humanos e as criaturas voadoras. Neste capítulo, que teve boa repercussão de bilheteria, há mais elementos do cinema de aventura, como lutas, além de reviravoltas e uma mensagem cheia de significados honestos sobre amizade, proteção aos animais e como tornar o mundo melhor.


O acerto se dá pela manutenção do diretor, Dean DeBlois, pela mesma equipe técnica e de roteiristas da Dreamworks, e claro o elenco de nomes pop, como Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, Jonah Hill, T.J. Miller e Kristen Wiig. Para crianças, jovens e adultos não perderem de vista!
Com o sucesso dos dois primeiros filmes (baseados nos livros infanto-juvenis de Cressida Cowell), o Netflix produziu várias séries complementares, como “Dragões: Corrida até o limite” e “Como treinar o seu dragão: Legends”, que continuam bem assistidos pelo público e ajudam na compreensão de detalhes da trama.

Como treinar o seu dragão 2 (How to train your dragon 2). EUA, 2014, 102 min. Animação. Dirigido por Dean DeBlois. Distribuição: 20th Century Fox/ Dreamworks

Nenhum comentário: