sexta-feira, 10 de maio de 2019

Resenha Especial



Um doce refúgio

O designer gráfico Michel (Bruno Podalydès) sempre foi fascinado por aviões e desde pequeno gostaria de pilotar um. Sem que a esposa saiba, compra um caiaque, que possui aerodinâmica semelhante a uma aeronave, e parte sozinho para uma viagem em busca de um velho sonho.

Uma apaixonante comédia francesa escrita, dirigida e protagonizada por Bruno Podalydès, num papel diferente do que costumamos ver por aí. Ele interpreta um artista gráfico sonhador, que vive aéreo, afundado em pensamentos sobre a vida. Ouve músicas clássicas para fugir da chata realidade, ama tecnologia e é vidrado em aviões. Resolve comprar um caiaque, tira férias sem a esposa desconfiar e segue para uma incrível viagem pelo interior da França, passeando por lindos campos e rios, onde reinventará um avião com muita criatividade e persistência. Os dias que passará afastado do intenso cotidiano mudarão para sempre sua forma de ver o mundo.
Indico para quem curte fitas leves, agradáveis, fáceis de assimilar. O filme é pura poesia, bem-humorado, soa ingênuo com suas alegorias românticas e é muito bucólico (as lindas paisagens campestres do interior da França aguçam nossa vontade de ir para lá).


O ator Bruno Podalydès segue os primeiros passos na direção, sendo um bom exemplo à nova geração de cineastas de seu país. Ele também soube escolher a trilha sonora, com músicas clássicas, como Bach, e outras famosonas norte-americanas, dentre elas duas que gosto demais, “Don't let me be misunderstood” e “Michael row the boat ashore”. E escalou duas atrizes maravilhosas que não passam despercebidas, Sandrine Kiberlain (como a esposa de Michel) e Agnès Jaoui (indicada ao César de atriz coadjuvante por este trabalho). Em DVD pela Mares Filmes.

Um doce refúgio (Comme un avion). França, 2015, 104 min. Comédia dramática. Colorido. Dirigido por Bruno Podalydès. Distribuição: Mares Filmes

Nenhum comentário: