segunda-feira, 13 de maio de 2019

Resenha Especial



O mundo fora do lugar

O fotógrafo aposentado Paul (Matthias Habich), que vive na Alemanha, fica intrigado com uma descoberta na internet: há uma sósia de sua esposa falecida morando nos Estados Unidos. Ela é uma cantora lírica, de nome Caterina Fabiani (Barbara Sukowa). Coincidentemente a filha de Paul, Sophie (Katja Riemann), também canta, mas está desempregada. No dia da descoberta mostra a foto de Caterina para Sophie e insiste para que a filha viaje à América para se encontrar com aquela mulher. Ela resolve ir, e no encontro das duas virão à tona estranhos fatos do passado atrelados a um segredo guardado a sete chaves.

Drama sóbrio repleto de revelações surpreendentes dirigido com maestria por uma das cineastas mais talentosas da Alemanha, Margarethe von Trotta, ex-mulher do premiado diretor Volker Schlöndorff e que trabalhou como atriz no cinema e na TV de seu país. Três anos antes havia dirigido a veterana Barbara Sukowa na excelente biografia da filósofa judia Hannah Arendt (no filme de nome “Hannah Arendt - Ideias que chocaram o mundo”), voltando aqui a trabalhar com essa atriz de forte presença e personalidade. Reúnem-se a ela o polonês Matthias Habich e a alemã Katja Riemann, em seus melhores trabalhos no cinema, para uma história impactante sobre estranhas coincidências da vida em torno dos nossos laços afetivos. Katja interpreta uma mulher desempregada, que faz bicos como cantora em bares noturnos, e certo dia resolve viajar aos Estados Unidos, a pedido do pai, para entender uma inusitada situação envolvendo a mãe falecida e uma sósia dela, que é uma cantora lírica de prestígio. A filha investiga por conta própria o caso descobrindo segredos sobre as origens da sua família, numa jornada difícil e amarga, algo que mudará seus dias para sempre.


O roteiro também é Margarethe von Trotta, que optou por um desfecho simbólico. Exibido nos cinemas brasileiros em 2017, dois anos depois do lançamento na Europa, esta fita de arte alemã íntima e feminina deveria ter recebido maior atenção da crítica e do público. Quem perdeu no cinema, pode assistir em DVD, distribuído pela Mares Filmes.

O mundo fora do lugar (Die abhandene welt). Alemanha, 2015, 100 min. Drama. Colorido. Dirigido por Margarethe von Trotta. Distribuição: Mares Filmes

Nenhum comentário: