sábado, 7 de maio de 2011

Viva nostalgia!

.

Sem lei e sem alma

O xerife Wyatt Earp (Burt Lancaster) e o pistoleiro Doc Holliday (Kirk Douglas) se unem na caçada de criminosos no Velho Oeste. A aliança desses dois destemidos culmina no famoso episódio do “Tiroteio em O.K. Corral”.

Faroeste classe A baseado em acontecimentos reais – o longo tiroteio em O.K. Corral, em Tombstone (Arizona), como já diz o título original do filme. Desse massacre, saíram vivos os dois protagonistas, que entraram definitivamente para a História do Oeste Americano no século XIX: o lendário xerife durão Wyatt Earp e seu amigo, o atirador alcoólatra e tuberculoso Doc Holliday, habilidoso no gatilho (e que era dentista!).
Ambos, na vida real, foram colegas próximos. Percorriam o Arizona caçando sem dó os marginais que perturbavam o sossego social. E não pensavam duas vezes em mandar bala nos mais valentões. Por isso ficaram famosos como “homens da lei” – interpretava-se “lei” de forma diferentes tempos.
Relançado em cópia excelente pela Paramount Pictures (havia outras no mercado com qualidade inferior, de outras distribuidoras), o faroeste divide-se em duas partes: na primeira metade a apresentação dos personagens centrais (suas aventuras, vida particular etc) e na outra, a preparação para o notório duelo que se transformou num tiroteio sem precedentes.
Kirk Douglas e Burt Lancaster interpretam a dupla com química perfeita, ambos com cara fechada, dois barris de pólvora, que se complementam, muito bem dirigidos pelo habilidoso John Sturges, de fitas de faroeste como “Duelo de titãs” (1959) e “Sete homens e um destino” (1960).
Feito em 1957, recebeu duas indicações ao Oscar, melhor edição e melhor som, e conta com pequenas participações de Jo Van Fleet, Dennis Hopper, John Ireland, Rhonda Fleming, DeForest Kelley e Lee Van Cleef.
Para os fãs, um western de primeira! Por Felipe Brida

Sem lei e sem alma (Gunfight at the O.K. Corral). EUA, 1957, 122 min. Faroeste. Dirigido por John Sturges. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: