domingo, 29 de maio de 2011

Cine Lançamento

.

Machete

Atormentado por uma tragédia no passado, o ex-agente federal mexicano Machete (Danny Trejo) é contratado pelo criminoso Michael Booth (Jeff Fahey) para uma missão especial: assassinar o senador McLaughlin (Robert De Niro). Mas Machete torna-se alvo de uma conspiração contra o povo do México. Para se defender de outros bandidos que estão no seu encalço, reúne alguns colegas matadores, dentre eles o velho amigo Cortez (Cheech Marin), um padre sanguinário.

Com roteiro criativo, repleto de cenas violentas com baldes de sangue, “Machete” é diversão excepcional, que mistura ação desenfreada (prepare-se para a barulheira), humor negro e toques de dramalhão proposital. Só para explicar sobre a origem da fita, esta é uma homenagem do diretor Robert Rodriguez ao subgênero “exploitation”, tanto visto nos cinemas norte-americanos nos anos 70 e 80. A proposta envolvia produções B que casava o estilo policial com a comédia, com absurdos na narrativa que desvirtuavam o tradicionalismo dos filmes do gênero, beirando o mau gosto e o ridículo – assim tornou-se cultuado por gerações de jovens.
A começar pelo título “Machete”, nome do personagem interpretado pelo feioso Danny Trejo (ator das fitas de Rodriguez e de Tarantino), que nada mais é que uma faca imensa, usada por ele para destroçar os inimigos. Com essa ferramentazinha, ele corta braços, pernas, arranca cabeças, enfim, fique longe!
Movido pela vingança em capturar os assassinos da esposa, Machete pretende matar o senador (papel caricato aonde De Niro se diverte como um exímio matador de imigrantes ilegais, nas horas vagas). Mas a ordem das coisas se inverte, e ele é perseguido por uma série de bandidos cruéis (tem até o canastrão Steven Seagal, gordo e com o mesmo rabo de cavalo).
No decorrer da história reviravoltas fazem do filme um deleite para quem entender a sacada e se lançar para dentro da fita. Vale lembrar que “Machete” surgiu como outra brincadeira de Rodriguez – como um teaser falso (trailer) na fita de terror dele que compunha o double feature “Grindhouse”, o super divertido “Planeta terror” – a outra era dirigida pelo Tarantino, “À prova de morte”, menos impactante que o primeiro.
Em DVD, procure já e bom divertimento. Por Felipe Brida

Machete (Idem). EUA, 2010, 105 min. Ação. Dirigido por Robert Rodriguez. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: