sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cine Lançamento

.

Senna

Documentário sobre a trajetória de um dos maiores ídolos do automobilismo mundial, Ayrton Senna, desde a ascensão na metade dos anos 80, passando pela rivalidade com Alain Prost e a conquista dos três títulos mundiais, até a trágica morte durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália, no dia 1º de maio de 1994.

Premiado como melhor documentário pelo júri popular no Festival de Sundance (o cultuado festival de cinema independente nos EUA), “Senna” é um projeto digno de elogios, feito para os fãs e para as novas gerações que não conheceram o lendário piloto brasileiro Ayrton Senna (1960-1994).
Reúne vasto material inédito da carreira do piloto, que compõe, quadro a quadro, um bonito panorama sobre a vida desse esportista, três vezes campeão mundial, que fazia o Brasil inteiro parar quando competia nas corridas.
Traça rapidamente o lado pessoal de Senna (quando criança, em festas com os familiares, depois os namoros com Xuxa e Adriane Galisteu etc), centralizando-se em especial na rivalidade com o piloto francês Alain Prost, ambos colegas de trabalho pela McLaren – as disputas pelo pódio e as brigas intensas ficaram famosas, o que rompeu a amizade dos dois.
Chega a comover quem viveu essa época e quem pode, um dia, como eu, acompanhar as corridas de Senna, cujo brilhantismo nas pistas era motivado pelo desafio de vencer, o que muitas vezes o fazia abusando da velocidade. Não por acaso morreu em virtude disso, durante o GP de San Marino, no autódromo de Ímola, quando passou direto na curva Tamburello, a 300 quilômetros por hora. Sua morte comoveu o mundo e fez o país inteiro chorar. Uma perda até hoje sentida, insuperável.
Ao longo do documentário, vozes em off de pilotos, jornalistas, familiares e amigos ajudam a montar o perfil de Senna – sem nunca aparecer o rosto de quem fala, ou seja, foge da estrutura convencional de documentários onde aparece a imagem do entrevistado.
Reviva as vitórias de Senna, sua carreira de dedicação, nesse trabalho pessoal e muito bem construído (vale lembrar que o filme não é brasileiro). Indicado para todos os públicos. Por Felipe Brida

Senna
(Idem). EUA/Inglaterra/França, 2010, 104 min. Documentário. Dirigido por Asif Kapadia. Distribuição: Universal Pictures

Um comentário:

Tiaguera disse...

Opa... esse é 10!
Mostra o esportista SENNA, não na visão de herói que temos dele no Brasil, mas como competidor.
Nós brasileiros sabemos de algo mais que este documentário não mostra, o ídolo, herói, o momento que o Brasil enfrentava. Senna era sinônimo de esperança, conquista, talento, sabedoria e garra. Abs