terça-feira, 31 de agosto de 2010

Viva nostalgia!

.
Uma aventura na África

Na África selvagem, durante a Primeira Guerra Mundial, a missionária Rose Sayer (Katherine Hepburn) vê-se obrigada a atravessar um rio para chegar até a civilização. O único meio de transporte é um pequeno barco, conduzido pelo beberrão Charlie Allnut (Humphrey Bogart). Nas águas dominadas pelos alemães e muitos animais perigosos, os dois enfrentarão uma jornada infernal.

Destacado pela crítica do mundo inteiro como um dos maiores filmes da história, “Uma aventura na África” finalmente chega em DVD no Brasil em edição caprichada, lançado pela Paramount Pictures, com excelente imagem restaurada, som remasterizado (e dublagem em português da época) e um digno making of de quase uma hora de duração. Ou seja, um exemplar para colecionador, de primeira qualidade!
O filme é um entretenimento delicioso. A divertida história narra o amor improvável entre dois opostos – uma missionária elegante perdida na África, que leva uma vida organizadinha e evita confusões, e um barqueiro alcoólatra, sujo, desbocado e maluco por aventuras fluviais. Sozinhos em uma embarcação minúscula, chamada de “A rainha africana” (African Queen, título original do filme), cada um terá de suportar o espírito e as manias do outro. Dividirão as mesmas picadas de mosquitos, as tempestades, a solidão, e ainda terão de encarar juntos a perigosa missão de detonar um navio comandado por alemães.
Humphrey Bogart ganhou aqui seu único Oscar, em um papel magistral que entrou para a galeria de personagens famosos do cinema; no mesmo naipe, Katherine Hepburn brilha como a missionária religiosa, em interpretação que rendeu a ela sua 5ª indicação ao prêmio da Academia.
As autênticas locações africanas são captadas com avidez pelo falecido diretor de fotografia Jack Cardiff, em um trabalho marcante de técnica ímpar.
Dirigido pelo mestre John Huston, “Uma aventura na África” por pouco não foi lançado, devido aos inúmeros problemas na produção; uma das histórias de bastidores é de que boa parte do elenco adoeceu de malária quando chegou à África (apenas Huston e Bogart, por beberem demais, se safaram!).
Influenciou o gênero e recebeu duas outras indicações ao Oscar em 1952 – melhor diretor e melhor roteiro. Aproveite para conhecer a nova edição desse importante filme, um convite digno para os fãs do cinema antigo. Por Felipe Brida

Título original: The African Queen
País/Ano: EUA/Inglaterra, 1951
Elenco: Humphrey Bogart, Katherine Hepburn, Robert Morley, Peter Bull, Theodore Bikel, Walter Gotell, Peter Swanwick
Direção: John Huston
Gênero: Aventura
Duração: 105 min
Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: