terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cine Lançamento

.

Morte no funeral (2010)

Uma desajustada família negra se reúne para o funeral do patriarca. Na cerimônia de despedida, a chegada de um anão chantageador colocará em cheque a moral do falecido. Aaron (Chris Rock), um dos filhos do morto, tentará de tudo para garantir a integridade do pai.

Um equívoco dos mais absurdos a tentativa de refilmar “Morte no funeral”, aquela comédia de humor negro inglesa, lançada em 2007, que já era boa de nascença devido ao roteiro engraçado, as sacadas superinteligentes e a direção perspicaz de Frank Oz, grande gênio da comédia norte-americana. Essa nova versão, agora composta por um elenco de artistas negros em um mau momento de suas carreiras, não se preocupa em mudar uma vírgula no roteiro – ela é baseada no roteiro original escrito por Dean Craig. Utilizaram aqui o mesmo argumento, com direito às mesmas sequências (como a cena do banheiro, mais esculachada e escatológica), as mesmas piadas (por exemplo, a do cunhado que vive dopado), sem contar que o gancho principal, que gira em torno do anão, continua idêntico (até o ator Peter Dinklage, do original, volta na pele do anãozinho gay).
Resultado: refizeram um bom filme sem atualizar a história nem sequer a inserindo em um novo contexto; só acrescentaram pitadas de grosseria, e o elenco não traz destaque nenhum – Danny Glover está desperdiçado como o vovô, Chris Rock não segura as pontas como o líder da família, nem mesmo Martin Lawrence escapa da tolice desse projeto falho. Um descalabro frente à tamanha falta de criatividade... Se quiser se divertir mesmo, recorra ao filme original.
É o segundo big desastre em termos de remake pelas mãos do irregular diretor Neil LaBute – o outro, em 2006, foi o péssimo “O sacrifício”, refilmagem da estranha fita inglesa de suspense/terror “O homem de palha” (1973). Pelo sim pelo não, LaBute confirma que está em franca decadência, depois de um curto período de bons momentos na carreira, como “Na companhia de homens” e “A enfermeira Betty”. Por Felipe Brida

Título original: Death at a funeral
País/Ano: EUA, 2010
Elenco: Chris Rock, Danny Glover, Peter Dinklage, Keith David, Regina Hall, James Marsden, Martin Lawrence, Zoe Saldana, Luke Wilson, Loretta Devine, Ron Glass, Tracy Morgan, Kevin Hart
Direção: Neil LaBute
Gênero: Comédia
Duração: 92 min
Distribuição: Sony Pictures
Site oficial: http://www.sonypictures.com/movies/deathatafuneral/

Nenhum comentário: