segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cine Lançamento

.
Atraídos pelo crime

Três policiais do Brooklyn têm suas rotinas entrelaçadas. Eddie Dugan (Richard Gere) está prestes a se aposentar; infeliz com a vida, mora sozinho, é alcoólatra e tem poucos amigos. Já Tango (Don Cheadle) é atormentado por um velho dilema na sua profissão - continua ele ou não protegendo o chefe do tráfico Caz (Wesley Snipes), perigoso bandido local? E no departamento de narcóticos está o explosivo agente policial Sal (Ethan Hawke), casado, com a esposa grávida e dois filhos para cuidar. Nas ruas, cada um deles exerce seu trabalho, alguns dependendo do dinheiro que recebe do tráfico, outros sendo honestos até demais. Porém, numa noite aparentemente calma um crime colocará os três frente-a-frente em um beco sem saída.

Realizado com muita competência pelo superestimado diretor negro Antoine Fuqua, que já havia filmado projeto semelhante com “Dia de treinamento” (que em 2002 deu a Denzel Washington o Oscar de melhor ator), “Atraídos pelo crime” é um bom filme policial, sério, pesado e violento demais para o público comum. Narra com certa frieza e distanciamento a rotina de três policiais com trajetórias de vida próximas: todos enfrentam problemas financeiros, passam por crise pessoal, cercados por dilemas, sem perspectiva. Na história não tem mocinho nem bonzinho; o perfil deles é de anti-heróis - um é corrupto e neurótico, outro ganancioso, e outro esconde um passado obscuro.
Essa apresentação dos personagens (que no filme se desenrola sem pressa) ajuda a entender o tema central da fita, que é a corrupção policial em Nova York, concentrada no bairro do Brooklyn, região conhecida pela violência e pelos intensos conflitos raciais. E Hollywood, mais que nenhum outro lugar, adora tratar corrupção policial no cinema. Ainda melhor que “Atraídos pelo crime” só “Serpico”, o já mencionado “Dia de treinamento” e “Justiça cega”.
Não é uma fita para todos, haja vista que a realidade mostrada aqui é fria, em tom amargo, e o desfecho não tem piedade nem concessão. Mas aos interessados pelo assunto fica a dica desse novo policial, que abriu em segundo lugar nas bilheterias americanas no final de semana de estréia nos cinemas em março desse ano.
Vale lembrar que o time de astros é outro destaque, cujo elenco conta com Richard Gere, Ethan Hawke, Wesley Snipes, Don Cheadle, Vincent D’Onofrio, Will Patton e Ellen Barkin. Confira. Por Felipe Brida

Título original: Brooklyn’s finest
País/Ano: EUA, 2009
Elenco: Richard Gere, Ethan Hawke, Don Cheadle, Wesley Snipes, Vincent D’Onofrio, Will Patton, Lili Taylor, Brian F. O'Byrne, Ellen Barkin
Direção: Antoine Fuqua
Gênero: Policial
Duração: 132 min
Distribuição: California Filmes

Nenhum comentário: