sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cine Lançamento

.
Os demônios de Dorothy Mills

A psiquiatra Jane Van Dopp (Carice Van Houten) é designada para estudar o caso de uma garota com graves distúrbios mentais, chamada Dorothy Mills (Jenn Murray). A menina, dominada por forças misteriosas, esconde um passado violento, envolvendo mortes e desaparecimentos em uma comunidade cristã altamente conservadora, onde vivia com a família.

Com roteiro e direção de uma talentosa mulher francesa, a pouco conhecida Agnès Merlet (a mesma de “Artemisia”), esse filme de suspense e drama, uma co-produção Irlanda/França, narra a história de uma médica psiquiatra que, designada pela polícia, vai buscar respostas para solucionar dois casos conectados entre si: a de uma menina perturbada, possivelmente tomada por múltiplas personalidades, e a de um estranho acidente onde morreram vários jovens. Dorothy Mills, a tal garota, faz de tudo para ajudar na investigação, inclusive enfrentando as forças que residem dentro dela.
Apesar de a história vir das raízes do terror, o filme não se projeta como tal. Na verdade é um drama sobre pessoas com distúrbios psicológicos, erroneamente vendido como uma fita de possessão no estilo de “O exorcista”. Assemelha-se a telefilmes britânicos, com diálogos aos montes, fotografia bem planejada e ritmo devagar, sem causar sustos ou arrepios como o título faz supor. Fica claro que é um projeto levado com seriedade, apenas falta emoção. O defeito mais gritante é a condução um tanto quanto irregular da narrativa: a trama, complexa vale lembrar, mistura fatos do presente e do passado, e procura unir histórias paralelas. Inserem também nesse balaio temas que não explicam com exatidão as situações que o filme aborda - umas sobre possessão demoníaca, outras sobre desvio de personalidade, a morte dos jovens, o pensamento conservador cristão para proteger a menina vista como louca etc.
Ou seja, é um filme sério, mas mal conduzido, que não alcança vôos maiores. Não chega a decepcionar. Arrisque a locação. Por Felipe Brida

Título original: Dorothy Mills
País/Ano: Irlanda/França, 2008
Elenco: Carice Van Houten, Jenn Murray, Ger Ryan, Gary Lewis, Gavin O'Connor, David Wilmot
Direção: Agnès Merlet
Gênero: Suspense/Drama
Duração: 102 min
Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: