sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cine Lançamento

.
A batalha de Passchendaele

Em 1917, a Primeira Divisão Canadense é enviada para lutar na Primeira Guerra Mundial. Disposto a proteger o irmão mais novo de sua amada, que vai lutar em solo europeu, o sargento Michael Dunne (Paul Gross), ferido em uma batalha na França meses antes, fará de tudo para alcançar suas metas.

Produção de excelente qualidade técnica e visual, que reconstitui a entrada dos canadenses na Primeira Guerra, em um dos conflitos armados mais sangrentos do século passado, conhecido como Passchendaele ou Terceira Batalha de Ypres, na região de Flandres, Bélgica. Em cinco meses de combates aéreos e em solo, entre as tropas da Entente e a Alemanha, mais de 140 mil soldados morreram.
Essas entrelinhas não aparecem no filme, cujo enfoque é acompanhar a bravura dos soldados na batalha, sem disfarçar a mensagem antiguerra. Trata temas batidos do gênero com simplicidade, como honra e acima de tudo o amor, que move o personagem principal interpretado pelo ator Paul Gross (reparem que ele é também o diretor do filme!). Aliás, o romance entre o sargento e a enfermeira traz vaga semelhança com a vida do escritor Ernest Hemingway (contada no filme “No amor e na guerra”, de 1996).
A bela fotografia acinzentada ajuda a transformar esse projeto em um bom filme de guerra e drama. Conheçam. Por Felipe Brida

Título original: Passchendaele
País/Ano: EUA, 2008
Elenco: Paul Gross, Caroline Dhavernas, Joe Dinicol, Jim Mezon
Direção: Paul Gross
Gênero: Guerra/ Drama
Duração: 114 min
Distribuidora: Paramount Pictures
Site oficial: http://www.passchendaelethemovie.com/

Nenhum comentário: