terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Viva nostalgia!

.
O maior espetáculo da Terra

O circo está armado! Debaixo da lona colorida, o romance entre o explosivo gerente Brad Braden (Charlton Heston) e a trapezista Holly (Betty Hutton) será abalado com a vinda do lendário trapezista Sebastian (Cornel Wilde). Por outro lado, Braden fará de tudo para que o espetáculo não pare.

A coleção “Clássicos Paramount” lança no mercado o grande ganhador do Oscar de melhor filme e melhor roteiro no ano de 1953 – e ainda indicado em outras três categorias. “O maior espetáculo da Terra” foi o penúltimo projeto do notório cineasta e produtor Cecil De Mille, que deixou um legado ao mundo da sétima arte com épicos memoráveis, como “Os dez mandamentos” (as duas versões, de 1923 e a de 1956) e “Sansão e Dalila”.
Aqui se vê nitidamente a audácia desse lendário homem, que rodou uma obra decisiva sobre o mundo do circo, poucas vezes visto nas telas. Infelizmente, visto hoje, traz falhas que tornam o filme cansativo. Longo demais, há uma infinidade de personagens envolvidos em intrigas intermináveis e nem sempre bem conduzidas. A narrativa é lenta, só melhorando na parte final (antes do desfecho tem a famosa cena do desastre de trem, filmado em maquetes). Há ainda três números musicais, fracos, com ritmos circenses conhecidos.
O elenco charmoso não esconde, com nomes famosos da época, todos já falecidos – Charlton Heston (com sua forte presença em cena como o gerente do circo), James Stewart (o ex-médico que trabalha como palhaço, guardando um passado obscuro), Betty Hutton (a trapezista que divide dois amores), Cornel Wilde (o Grande Sebastian), além de Gloria Grahame, Dorothy Lamour e de artistas circenses reais.
Eu particularmente não gosto de circo, por isso não me encanto com o resultado. Mesmo assim o filme tem seus méritos como superprodução, e uma legião de fãs que o considera inesquecível. Por Felipe Brida

Título original: The greatest show on Earth
País/Ano: EUA, 1952
Elenco: Charlton Heston, Cornel Wilde, Betty Hutton, James Stewart, Gloria Grahame, Dorothy Lamour, Henry Wilcoxon, Lyle Bettger, Lawrence Tierney.
Direção: Cecil B. De Mille
Gênero: Drama/Romance
Duração: 152 min
Distribuidora: Paramount

Nenhum comentário: