sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Viva nostalgia!


Vestida para matar

Misteriosa mulher loira, vestida com capa e óculos escuros, mata uma das pacientes do renomado psiquiatra Dr. Robert Elliott (Michael Caine). Para cometer o crime, a assassina utiliza uma navalha roubada da casa do médico. Elliott contará com a ajuda da polícia e de uma prostituta, Liz Blake (Nancy Allen), para desvendar o caso e evitar novas mortes.

Suspense número um de Brian De Palma, seguidor de Hitchcock e um dos mestres do macabro. Nesse filme mal recebido pela crítica na época, hoje cultuado, o diretor soube utilizar com perfeição a]os recursos de câmera, cortes de cena e ângulos, técnicas estas que tanto o consagraram.
Lançado em 1980, chamou a atenção do público pelo roteiro original. Quem nunca assistiu, não deixem que contem o final-surpresa, bastante imitada depois.
A história trata sobre dilemas sexuais e acima de tudo psicológicos, que se materializam em uma vingança sanguinária – a divulgação lançou o filme como “um pesadelo erótico”. Há todo um clima de sensualidade, sem cair no ridículo, que complementa os desejos mais escondidos dos personagens.
Nem precisamos falar da clássica sequência do elevador, onde Kate (Angie Dickinson) é brutalmente assassinada a golpes de navalha, um primor de edição. Obrigatório para os fãs! Por Felipe Brida

Título original: Dressed to kill
País/Ano: EUA, 1980
Elenco: Michael Caine, Angie Dickinson, Nancy Allen, Keith Gordon, Dennis Franz, David Margulies
Direção: Brian De Palma
Gênero: Suspense
Duração: 104 min
Distribuidora: MGM/ Fox Home

Nenhum comentário: