sexta-feira, 13 de março de 2009

Especiais sobre cinema


Filmes brasileiros invadem festivais de cinema no exterior

Felipe Brida

A ordem é marcar território no cenário da cinematografia mundial. Com essa visão transformadora, cineastas e produtores brasileiros começam uma intensa jornada de apresentar seus filmes em festivais de cinema fora do país, em especial nos Estados Unidos, onde ali existe a forte indústria do cinema.
De quebra, ontem, teve início a segunda edição do “Los Angeles Brazilian Film Festival” (LABRFF 2009) cuja programação se estende até domingo, dia 15. “Bela noite para voar” (foto), filme biográfico que retrata o romance secreto do ex-presidente Juscelino Kubitschek com esposa de um deputado, Maria Lúcia, abriu o evento.
Na programação constam esse ano 65 produções nacionais – 20 longas-metragens (14 de ficção e seis documentários), 20 curtas, 17 curtas de animação e oito vídeos de arte. O evento, ainda recente na história dos festivais, é realizado no The Landmark, Westside Pavilion, Califórnia.
Na competição, filmes brasileiros de todos os gêneros, desde comédia besteirol até fita policial. São eles: “Casa da mãe Joana”, “Os desafinados”, “Bela noite para voar”, “A festa da menina morta”, “Orquestra dos meninos”, “O signo da cidade”, “Esses moços”, “A guerra dos Rocha”, “Meu nome não é Johnny”, “Feliz Natal” e “Se nada mais der certo”.
O público poderá acompanhar o festival pelo site http://www.labrff.com/

Homenagem a Glauber

Um dos idealizadores do movimento Cinema Novo no Brasil, o cineasta Glauber Rocha (1939-1981; foto) será homenageado na segunda edição do “Los Angeles Brazilian Film Festival”. Durante os quatro dias do festival serão exibidos três filmes do diretor; “Terra em transe”, “Deus e o Diabo na terra do sol” e “O dragão da maldade contra o santo guerreiro”. Na programação ainda consta o documentário “Anabazys”, dirigido pela filha de Glauber, Paloma Rocha.

Festival de Miami

Além de Los Angeles, o cinema brasileiro está presente em outro festival, este ainda mais famoso. Cinco produções nacionais concorrem a prêmios no 26º Festival Internacional de Cinema de Miami. O evento, que teve início na sexta-feira da semana passada e termina domingo, conta com 137 filmes de 43 países. “Verônica”, “Chega de saudade”, "Apenas o Fim", "O Homem que engarrafava nuvens" e "FilmeFobia" encaram um espaço na terra do tio Sam. Os vencedores serão divulgados no site oficial do evento – http://www.miamifilmfestival.com/



Lançamentos em DVD

“Vicky Cristina Barcelona”, “Rede de mentiras” e “A casa de Alice” são os três grandes lançamentos da semana em DVD.
Vencedor do Oscar 2009 de melhor atriz (Penélope Cruz), “Vicky” retrata um triângulo amoroso entre duas amigas e um sedutor pintor espanhol. O filme, uma comédia dramática dirigida por Woody Allen, ganhou também o Globo de Ouro de melhor filme – Comédia/Musical.
Em “Rede de mentiras”, dois agentes da CIA (Leonard Di Caprio e Russell Crowe) saem no percalço de um grupo terrorista da Al Qaeda após uma onda de ataques nos EUA.
Filme brasileiro elogiado pela crítica internacional e vencedor de vários prêmios estrangeiros, “A casa de Alice” é um drama familiar intenso cuja história se passa na periferia de São Paulo. A trama traz a manicure Alice, uma quarentona que vive com a mãe, o marido e seus três filhos, e enfrenta a duras penas problemas financeiros e a falta de carinho.

Das antigas

A NBO relança, agora em edição comemorativa, o musical “Dirty dancing”, em DVD duplo. O filme tornou-se sensação no final dos anos 80 pelo ritmo contagiante e pelas famosas músicas, dentre elas a vencedora do Oscar de 1988 “(I’ve had) the time of my life”.
Pela Imagem Filmes saem cinco volumes da série animada Snoopy, uma compilação dos melhores curtas da turma de Charlie Brown produzidos entre 1965 e 1985.
Já a Som Livre lança a série completa de “Ó, pai, ó”, composto por seis episódios exibidos pela Rede Globo em 2008. No DVD duplo com quatro horas de duração, a série acompanha a vida de diferentes personagens em meio ao popular Carnaval de Salvador.
A Lume lança “Um olhar a cada dia” (1995), uma recriação do mito de Ulisses, premiado no Festival de Cannes. A história segue a trajetória de um cineasta em busca de antigos rolos de filme, o que o leva a uma profunda viagem interior.
Pela Silver Screen, “Moscow não acredita em lágrimas”, em DVD duplo. O filme russo, de 1980, traz um drama sobre relacionamentos conturbados entre namorados. Vencedor do Oscar de filme estrangeiro.

(*) Coluna "Arte em Foco", do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva, edição do dia 13/03/2009. Crédito para as fotos: Divulgação.

Nenhum comentário: