sábado, 14 de março de 2009

Cine Lançamento


Outlander – Guerreiro vs. Predador

Viajando pelas galáxias, a espaçonave comandada pelo guerreiro Kainan (James Caviezel) cai em uma terra onde moram vikings. Na realidade Kainan viajou no tempo, e o ano é 709 d.C. Junto com ele na nave veio uma sanguinária criatura que, em novo solo, dá início a uma matança sem fim. Aliado aos vikings, o guerreiro terá de derrotar o terrível monstro.

Uma equipe formada por 16 produtores, dentre eles o premiado com o Oscar Barrie M. Osborne, da trilogia “O senhor dos anéis”, assina a produção dessa aventura banal e mal feita, tachada pelos críticos como um “épico B” (o subtítulo da fita, em português, é de péssimo gosto). É muita gente para um filme cujo resultado fica abaixo da média.
De cara a fita se apresenta como uma aventura, de ritmo ágil, mas logo é corrompida por elementos de ficção científica, alguns deles sem explicação, como a chegada de Kainan à era medieval. Houve mesmo uma viagem ao tempo? Pois bem, com a vinda intergaláctica do tal guerreiro à terra nórdica, uma criatura, chamada de Moorwen, sai dos escombros e inicia o caos. Kainan é eleito o salvador, e daí em diante ninguém precisa de bola de cristal para decifrar o que acontece. A premissa gira em torno da velha fórmula do herói imbatível.
Notam-se problemas estéticos na direção de arte, que parece ter saído dos seriados ingleses da Hallmark; e misturada com uma fotografia escura e sem nitidez, peca pela falta de qualidade.
Os efeitos digitais utilizados no monstro vêm de um trabalho duvidoso, artificial. Por falar na criatura, a idéia da invasão da nave, mencionada por Kainan em um diálogo, lembra “Alien – O oitavo passageiro”.
O elenco é liderado por James Caviezel, que se esforça para encarnar o protagonista, um guerreiro em busca de vingança, atormentado pelas lembranças da esposa. Desperdiçado no papel de um viking matador, Ron Perlman está irreconhecível, careca e de barba. Mais um para sua lista de excentricidades.
O diretor Howard McCain vem de uma carreira pobre de filmes feitos para a TV e agora tenta se recuperar com projetos audaciosos – assinou o roteiro da terceira parte de “Anjos da Noite” e do novo “Conan”, previsto para ser lançado no próximo ano.
Não espere muito e também não confunda com “Outland”, ficção de 1981 estrelada por Sean Connery. Por Felipe Brida

Título original: Outlander
País/Ano: EUA/Alemanha, 2008
Elenco: James Caviezel, Sophia Myles, Jack Huston, John Hurt, Ron Perlman, Cliff Saunders.
Direção: Howard McCain
Gênero: Aventura/Ficção científica
Duração: 110 min.
Lançamento: Segunda quinzena de fevereiro
Distribuidora: Imagem Filmes

Nenhum comentário: