sexta-feira, 6 de março de 2009

Especiais sobre cinema


Cinema nacional: comédia sobre troca de corpos bate recorde de público

Felipe Brida

Líder de bilheteria nos cinemas brasileiros em janeiro passado, a comédia Se Eu Fosse Você 2 bateu o recorde de público do cinema nacional recente. O filme foi visto por mais de 5,324 milhões de pessoas, e torna-se assim o mais assistido de toda a história da Retomada (desde 1995).
Inclusive desbancou do ranking o drama “2 filhos de Francisco”, que obtinha 5,319 milhões de público.
Em 2006, quando do lançamento da primeira parte de “Se eu fosse você, o filme já havia levado aos cinemas 3,644 milhões de pessoas. Agora, a mesma fórmula se repete; uma campanha publicitária organizada e articulações de estratégia de divulgação preconizavam o sucesso da continuação da franquia. Sinal dos primeiros resultados da indústria de cinema no país.
Agora, cineastas e produtores apostam que 2009 será promissor para o cinema nacional – e quem sabe reverter a queda sofrida nos últimos quatro anos.
Dirigida por Daniel Filho e estrelada por Tony Ramos e Glória Pires, “Se eu fosse você 2” ocupa ainda o 5º lugar no ranking dos filmes mais vistos em toda a história do cinema nacional – perde para “Dona Flor e seus dois maridos” (1976 - com 10,7 milhões de pessoas), “A dama do lotação” (1978 – 6,5 milhões), “O trapalhão nas minas do rei Salomão” (1977 – 5,7 milhões) e “Lúcio Flávio – O passageiro da agonia” (1977 – 5,4 milhões).

Confira abaixo as cinco maiores bilheterias de filmes brasileiros da Retomada

1) Se eu fosse você 2 – 5,324 milhões
2) 2 filhos de Francisco – 5,319 milhões
3) Carandiru – O filme – 4,693 milhões
4) Se eu fosse você – 3,644 milhões
5) Cidade de Deus – 3,370 milhões


1000 minutos

A mostra “1000 minutos de 80 países”, organizada pelo Festival do Minuto da Holanda, chega com furor em São Paulo. Aberta ao público desde a última quarta-feira no Museu de Arte de São Paulo (MASP), o evento reúne os melhores curtas do famoso festival. Ao todo são 17 horas de material produzido em 80 países diferentes, trazendo um amplo panorama de estilos no formato audiovisual.
Trabalhos de cineastas brasileiros como Kiko Goifman, André Abujamra (foto) e Marcelo Masagão podem ser conferidos na mostra até o dia 29 de março.
A edição do “1000 minutos” desse ano já passou por Pequim, Florença, Lisboa e Bruxelas, e depois de São Paulo, estará na África do Sul e Egito.
O ingresso custa R$ 15 (às terças a entrada é gratuita). Pelo site do festival do Minuto o público poderá acompanhar a programação da mostra e também assistir aos vídeos, todos na íntegra, das edições passadas. Acesse http://www.festivaldominuto.com.br/


Lançamentos em DVD

Confira os filmes lançados em DVD essa semana. Tem opção para quem curte ação, comédia, musical, drama e animação.

Adaptação do famoso jogo de videogame, o filme “Max Payne” conta a história do policial Max Payne, que após o assassinato da mulher e do filho, procura vingança a todos os custos. No departamento anti-drogas, é acusado de um crime que não cometeu, e passa a ser perseguido pela máfia e pela polícia.
Chega em DVD para a moçada “High School Musical 3: Ano da formatura”. Nessa nova história, os alunos da East High estão prestes a se formar; para que a amizade entre eles não termine, organizam uma apresentação musical.
Também em DVD está disponível a cinebiografia de um dos grandes líderes do espiritismo no Brasil, “Bezerra de Menezes: O diário de um espírito”. O personagem-título é interpretado por Carlos Vereza.
Outro lançamento é a comédia “Quase irmãos” (foto), sobre dois solteirões mimados, ambos de 40 anos, que vão morar juntos na mesma casa logo após o pai de um deles se juntar com a mãe do outro. A confusão está garantida, e os risos também.

(*) Coluna "Arte em Foco", do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva. Edição do dia 06/03/2009. Crédito para as fotos: Divulgação.

Um comentário:

Nathália Dalbert disse...

Ola, Felipe. Como vai?
Você diria que o sucesso dos filmes "Se eu fosse você" e "Se eu fosse você 2" pode estar associada ao tema do filme, os coflitos que a vida a 2 pode trazer (como nas comédias americanas)? Ou está mais associado ao elenco e divulgação do filme?

Nathália Dalbert, estudante de jornalismo