terça-feira, 17 de março de 2009

Cine Lançamento


Eu, meu irmão e nossa namorada

Viúvo e pai de três filhas, o colunista de jornal Dan Burns (Steve Carell) está em busca de um amor. Certo dia, numa livraria, conhece a charmosa Marie (Juliette Binoche), por quem se apaixona loucamente. Dias depois, o irmão mais novo de Dan, Mitch (Dane Cook), reúne toda a família em uma casa de praia para apresentar sua noiva. E é lá que Dan descobre que Marie irá se casar com seu irmão.

Chega em DVD, com atraso fenomenal, esse bom exemplo de comédia dramática, lançada nos cinemas há praticamente dois anos. O filme parte da idéia de um conto de fadas ao avesso, uma nova releitura de “Desencanto” ou da refilmagem, “Amor à primeira vista”. A história nos apresenta a pedante vida do colunista Dan Burns. Monotonia não falta para o dia-a-dia esse viúvo em má fase profissional. Cercado pelas filhas, escreve sobre comportamento para um jornal; seus textos influenciam os leitores a viver bem, mas para ele mesmo aquilo não tem função, já que continua encalhado numa escassez amorosa. Eis que a rotina do solitário promete mudar a partir de um encontro casual com uma mulher inteligente e elegante. A paixão, devastadora por sinal, desconcerta a cabeça do rapaz, e toda a vontade em se aproximar daquela mulher irá afundá-lo de vez numa avalanche de tormentos.
Assim como na vida real (reparem no título original, em inglês), existem os altos e baixos, e nas “baixas”, as desilusões amorosas e os tristes acasos assumem forma. E é exatamente nesse aspecto que o filme procura se expandir. E cumpre o papel anunciado, mostrando-se uma fita sensível, com momentos cômicos e outros sinceros. Só não espere soluções agradáveis.
O roteiro inclusive é baseado em experiências reais vividas pelo co-roteirista Pierce Gardner (o mesmo de “Dominação”), em Rhode Island.
Sustentada por um elenco em forma – Steve Carell está contido, Dane Coook, para mim péssimo ator, mostra-se melhorzinho, e Juliette Binoche, o grande destaque, está mais linda do que nunca (e como ela cativa! Ótima atriz!). Há ainda participações menores dos veteranos Dianne Wiest e John Mahoney, em papéis agradáveis como os pais de Carell e Cook.
Teimo com o título em português, que pode gerar dúvida: “será mais um daqueles medíocres filmes teens à la “Maldita sorte”?”.
Este é o segundo filme dirigido por Peter Hedges, quatro anos após o drama “Do jeito que ela é”. Recomendado a jovens e adultos. Por Felipe Brida

Título original: Dan in real life
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Steve Carell, Juliette Binoche, Dane Cook, Alison Pill, Diane Wiest, John Mahoney, Amy Ryan.
Direção: Peter Hedges
Gênero: Comédia dramática
Duração: 98 min.
Lançamento: Segunda quinzena de fevereiro
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures/ Europa Filmes

Nenhum comentário: