terça-feira, 10 de março de 2009

Cine Lançamento


Segurando as pontas

Dale Denton (Seth Rogen) é um jovem que trabalha entregando mandatos judiciais. Quase sempre drogado (ele fuma maconha), numa noite presencia um assassinato na residência de um magnata. Os criminosos, dentre eles uma policial, reconhecem a ponta de cigarro de maconha deixada por Dale na rua, e saem atrás daquela perigosa testemunha. Com a ajuda do traficante Saul Silver (James Franco), Dale terá de fugir a todo o custo, e ambos entram numa sucessão infernal de acontecimentos bizarros.

Comédia maluca produzida pela equipe de Judd Apatow, responsável pelos sucessos “Ligeiramente grávidos” e “Superbad – É hoje”, todas elas com Seth Rogen no elenco. A crítica estrangeira superestimou tanto as duas anteriores quanto essa nova. Não é para tanto; o que vejo são pseudo-comédias inteligentes marcadas por excessos e com piadas que só americano entende.
Os dois personagens de destaque fumam maconha o tempo inteiro, falam asneiras, frases sem sentido (verdadeiras pérolas) e muitos palavrões – o “fuck” é dito mais de 150 vezes. Não bastasse isso, são histéricos e atrapalhados.
Pela linha incursionada pela turma de Apatow, o resultado não poderia ser outro: o filme é politicamente incorreto aonde se promove uma campanha libertária ao uso da maconha, droga ilegal na maioria dos países. Pois bem, a apologia é escancarada mesmo desde o título original, “Pineapple express” (Expresso do abacaxi), referência a uma erva potente, altamente enlouquecedora. É esse cigarrinho em formato de avião, cruz, sei lá, que os dois amigos fumam logo no início da fita e ficam alucinados, embarcando numa jornada de perseguições e idiotices.
O ator James Franco, dificilmente bem quisto pelos críticos, recebeu indicação ao Globo de Ouro de melhor ator na categoria Comédia/Musical esse ano. O papel que interpreta é o mais doido e exagerado.
Escrito por Rogen em 2001, o roteiro ficou engavetado por quase sete anos. Até que um bando de doidões resolveu rodá-lo.
A fita saiu direto em DVD no Brasil, em edição simples e chamada de “sem censura” – contém as versões de cinema (de 111 min) e a estendida, com seis minutos a mais. Apenas para jovens e público estritamente específico. Por Felipe Brida

Título original: Pineapple express
País/Ano: EUA, 2008
Elenco: Seth Rogen, James Franco, Danny McBride, Kevin Corrigan, Craig Robinson, Gary Cole, Rosei Perez, Ed Begley Jr., James Remar.
Direção: David Gordon Green
Gênero: Comédia
Duração: 111 min.
Lançamento: Segunda quinzena de fevereiro
Distribuidora: Columbia Pictures

Nenhum comentário: