quarta-feira, 25 de março de 2009

Cine Lançamento


Vicky Cristina Barcelona

Amigas íntimas, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) viajam de férias a Barcelona. Na cidade espanhola, conhecem um sedutor artista plástico, Juan Antonio (Javier Bardem), homem libertário e que acabou de sair de um conturbado relacionamento com a impulsiva Maria Elena (Penélope Cruz). Cristina apaixona-se perdidamente pelo pintor, e ao mesmo tempo Vicky sente-se atraída pelo mesmo homem.

Sexy e intencionalmente provocante são as duas características da nova comédia dirigida por Woody Allen em sua fase européia. Após recentes fracassos – “Melinda e Melinda” e “Scoop – O grande furo” desagradaram a crítica –, o veterano cineasta retoma com fôlego em uma deliciosa fita romântica com toques almodovarescos. Dá para imaginar Allen e Almodóvar entrelaçados em perfeita harmonia??
Pois bem, a história, narrada em off por um observador em estilo intimista (a voz é de Christopher Evan Welch), traz poucos personagens em situações cada vez mais desastrosas. Tudo começa com duas amigas-irmãs perdidas em Barcelona. Lá Cristina, aberta a aventurosos romances, conhece um pintor charmoso e ambos iniciam um affair. Às escuras, Vicky também sai com o artista plástico. O que era um triângulo torna-se um quarteto amoroso com a entrada em cena (na metade da fita) de Maria Elena, mulher com tendência suicida que ainda ama o ex-marido, Juan Antonio. O circo está armado e promete tragédia em vista.
Além dos desenrolares imprevisíveis da história, o filme se completa com outros destaques. A habilidosa direção de Allen é sustentada pela atuação do elenco principal, em momentos brilhantes. O papel visceral vai para Penélope Cruz, que por esse filme recebeu o Oscar de melhor atriz esse ano, além do Bafta e do Spirit Award. É ela quem interpreta a ex-esposa do pintor. Sua aparição garante diferentes rumos à trama, e transforma de cabeça para baixo a vida dos amantes. Woody Allen soube fechar em absoluta atmosfera a relação de amor e ódio entre marido e mulher que mesmo separados se amam. A veemência arrebatadora com que expõe a dominação interior de Maria Elena para com Juan Antonio (e vice-versa) é o maior lance desse projeto, digno de méritos.
Quem assiste a “Vicky Cristina Barcelona” aproveita também um passeio por Barcelona com toda a arquitetura gaudiana e sua arte rica em cores. Vale observar os dois aspectos antagônicos de uma mesma Barcelona: inicialmente é mostrada como a cidade do amor, e depois, a da decepção.
Na questão musical, o diretor optou por uma trilha sonora tipicamente espanhola, de ritmos dançantes, fugindo assim do jazz que tanto utiliza.
Vencedor do Globo de Ouro na categoria melhor Comédia/Musical, o filme foi rodado em 40 dias e com orçamento pequeno (US$ 15 milhões). É o quarto projeto de Allen feito na Europa e o terceiro com Scarlett Johansson (os anteriores foram “Match Point” e “Scoop”).
Estamos diante de um Woody Allen reformulado, jovial, que dá a volta por cima numa fita sensual, humana e bem agradável, apropriada para todo o tipo de público. Por Felipe Brida

Título original: Vicky Cristina Barcelona
País/Ano: EUA/Espanha, 2008
Elenco: Javier Bardem, Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Penélope Cruz, Patricia Clarkson, Kevin Dunn, Christopher Evan Welch (narrador).
Direção: Woody Allen
Gênero: Comédia romântica
Duração: 95 min.
Lançamento: Primeira quinzena de março
Distribuidora: The Weinstein Company / MGM / Imagem Filmes

Nenhum comentário: