terça-feira, 24 de março de 2009

Cine Lançamento


Go fast – No coração do tráfico

Infiltrado em uma gangue de traficantes de droga, o oficial de polícia Marek (Roschdy Zem) terá uma perigosa missão pela frente: barrar um grande carregamento de maconha vindo da Espanha e assim desmantelar a rede de tráfico que domina a região noroeste da Europa.

Decepcionante fita policial de origem francesa, produzida pela mesma equipe da trilogia de sucesso “Carga explosiva”. Não foi exibido nos cinemas, e no Brasil chega diretamente em DVD, distribuído pela Prime Pictures, empresa especializada na difusão de filmes independentes.
Baseado em fatos reais, “Go fast” não passa de um medíocre thriller sobre tráfico de drogas, com direito a perseguições de carro em alta voltagem, num estilo fajuto de “60 segundos”, que também não era lá grande coisa. O problema agravante remete à direção sem brilho do cineasta Olivier Van Hoofstadt, que vem de uma carreira em frangalhos. Confesso que não conhecia o diretor e tive de pesquisar a filmografia dele, onde constam filmes menores, alguns deles nem lançados, portanto um total anônimo do público.
Fizeram má escolha em colocar no papel central o ator Roschdy Zem; além de antipático, o protagonista carrega uma fisionomia esquisita, um rosto marcado por traços de terrorista saudito – tudo o que ele não poderia ser no momento da fita!
Certamente um filme nada memorável. Por Felipe Brida

Título original: Go fast
País/Ano: França, 2008
Elenco: Roschdy Zem, Olivier Gourmet, Jean-Michel Fête, Jil Milan, Catalina Denis.
Direção: Olivier Van Hoofstadt
Gênero: Ação
Duração: 90 min.
Lançamento: Primeira quinzena de março
Distribuidora: Prime Pictures


[REC]

A repórter de TV Ângela Vidal (Manuela Velasco), junto de seu cinegrafista Pablo (Pablo Rosso), está em um quartel do Corpo de Bombeiros para elaborar uma reportagem sobre o dia-a-dia daqueles profissionais. Convidados para acompanhar um resgate noturno, a jornalista e o cameraman saem para uma viagem sem volta: presos em um edifício com um grupo de pessoas, terão de fugir de zumbis canibais.

Eleito por internautas como um dos 10 filmes mais assustadores da década, [REC] é um bom exercício de tensão e pavor, marcado por cenas grotescas de sangue na tradicional modalidade de fitas de zumbi. A maior diferença está na técnica que cria a narrativa: tem-se a perspectiva em primeiro plano, composta pela captação de imagens pelas mãos de um cameraman. Vale destacar que o recurso não é novo – lembra de “A bruxa de Blair”? –, no entanto apresenta melhor resultado que os contemporâneos de mesmo estilo, “Cloverfield – Monstro” e “Diário dos mortos”.
Com a câmera apoiada nos ombros, o cinegrafista expõe o medo interior de cada personagem por meio dos rostos desesperados e a gritaria coletiva. Diante de tanta apreensão, ele arranca das pessoas em cena expressões das mais arrepiantes, num espetáculo sensacionalista com sabor de cinema trash.
Está aí a premissa do novo filme gore do catalão Jaume Balagueró, sempre à frente de projetos de terror como “A seita” (1999), “A sétima vítima” (2002) e “Terror em Mercy Falls” (2005). Visto por milhões de pessoas no mundo inteiro e considerado sensação de temporada, [REC] afunda o telespectador na cadeira, e pode provocar arrepios. Por outro lado alguns poderão cansar devido à câmera freneticamente trepidante, com desvios e angulações rápidos. Deixe pra lá quem tiver labirintite ou vista cansada...
Os produtores optaram por rodar o filme, de orçamento modesto, em locações, sem sets de filmagem. As cenas foram gravadas em prédios antigos e algumas tomadas externas em ruas da Espanha. Indicado como melhor filme no European Film Awards, ganhou dois prêmios Goya – atriz revelação (Manuela Velasco) e edição.
Na pós-produção do filme, em 2007, foi anunciada a versão norte-americana, intitulada “Quarentena”, nos moldes do original. E para esse ano, Balagueró agiliza a continuação, [REC] 2, com a mesma equipe da primeira parte. Cheiro de nova franquia no ar. Por Felipe Brida


Título original: [REC]
País/Ano: Espanha, 2007
Elenco: Manuela Velasco, Ferran Terraza, Jorge Serrano, Pablo Rosso, Carlos Vicente, David Vert.
Direção: Jaume Balagueró/ Paco Plaza
Gênero: Terror
Duração: 85 min.
Lançamento: Segunda quinzena de fevereiro
Distribuidora: California Filmes

Nenhum comentário: