domingo, 11 de outubro de 2020

Cine Cult



Um acidente de caça

Três homens de meia-idade disputam o amor de uma jovem, na Rússia do século XIX.

Indicado à Palma de Ouro em Cannes, o drama romântico ganhou uma cópia belíssima em DVD pela CPC-Umes Filmes, a partir de uma restauração da Mosfilm, que salienta as deslumbrantes paisagens de campo e figurinos cheios de vida. A história de amor com desfecho melancólico é baseada no livro de Anton Chekov, publicado em formato de folhetim e depois compilado como romance, em 1895, precursor do romance policial psicológico. Temos no centro uma jovem descendente de servos, disputada por um príncipe, um detetive e um conde, cada qual com uma índole diferente. Existe amor ou apenas ímpetos de paixão?
Chekov fala do vazio moral da aristocracia decadente na Rússia do final do século XIX, e o filme de arte realça essa forte discussão, com uma direção sóbria de Emil Loteanu, que valorizava cenas campestres (aqui ele filma com primor caçadas de patos, e como sempre insere números musicais, como bem fez em “Os ciganos vão para o céu”).


A mesma trama (que ainda trata de feminicídio) havia sido gravada nos EUA em 1944, pelo diretor Douglas Sirk, no noir “O que matou por amor” (com Linda Darnell e George Sanders). Conheça e aprecie o bom trabalho da distribuidora CPC-Umes, especializada em cinema russo e soviético.

Um acidente de caça (Moy laskovyy i nezhnyy zver). URSS, 1978, 103 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Emil Loteanu. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: