sábado, 3 de outubro de 2020

Cine Clássico


A invasão dos discos voadores

Dr. Russell (Hugh Marlowe), cientista renomado, trabalha num projeto secreto do governo relacionado a pesquisas espaciais. Foguetes lançados pela equipe desaparecem de maneira misteriosa, então ele decide investigar o caso junto da esposa e assistente, Carol (Joan Taylor). Descobre que o desaparecimento dos foguetes tem relação com a vinda de extraterrestres à Terra, que causará, em poucos dias, destruição e pânico.

Esse grande clássico do cinema scifi americano acaba de ganhar edição especial em DVD pela Classicline, em disco duplo contendo a versão original em preto-e-branco e a colorizada por computador, além de extras. É diversão garantida, realizada nos primeiros anos da Corrida Espacial, quando se iniciou a exploração do sistema aéreo pelo homem, e também nos idos da paranoia da Guerra Fria.
Acompanhamos um cientista e a esposa que tentam salvar os Estados Unidos de alienígenas que atacam em suas naves redondas, exigindo “lealdade ou morte”. O roteiro tem um quê de estudos de ufologia, baseados em artigos sensacionalistas de jornais da época, e os efeitos visuais com bonecos, maquetes e uso de vídeos de desastres de avião são caprichados (por ser 1956), cautelosamente montados pelo marcante animador Ray Harryhausen (um mago dos efeitos de criação de monstros, que fez Simbad, Gulliver, “Fúria de titãs” etc). Tem duas cenas marcantes, a do “close encounter” com um ET abatido e a destruição de Washington no desfecho (Tim Burton homenageou a sequência em seu “Marte ataca!”).


O ator Hugh Marlowe participou, cinco anos antes, do clássico dos clássicos scifi, “O dia em que a Terra parou” (1951), e costumava aparecer em filmes do gênero.
Aventura scifi de alta qualidade. Assista!

A invasão dos discos voadores (Earth vs. the flying saucers). EUA, 1956, 83 minutos. Ficção científica. Preto-e-branco. Dirigido por Fred F. Sears. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: