sábado, 23 de novembro de 2019

Cine Lançamento



Klaus

Jesper (voz de Jason Schwartzman) é um carteiro enviado para uma cidadezinha congelada numa ilha do Ártico onde todo dia encontra-se com um morador ilustre, Santa Klaus (voz de J.K. Simmons), o Papai Noel.

Em sua primeira investida em animação, o Netflix acerta como nunca e não fica longe de estúdios como Disney, Pixar ou Dreamworks. Também prepara o público para o clima de Natal com esse lindíssimo filme, para todos os públicos, que é o trabalho de estreia do diretor espanhol Sergio Pablos, roteirista de “Meu malvado favorito” (2010), que por muitos anos atuou no departamento de animação da Disney, onde fez, por exemplo, “O corcunda de Notre Dame” (1996), “Planeta do tesouro” (2002) e “Rio” (2011), depois realizando “Um time show de bola” (2013).
Não espere ver mais um filme sobre o Papai Noel tradicional, que veste vermelho e entrega presente para as crianças entrando pela chaminé. O diretor Pablos escreveu o roteiro com uma pegada realista, menos mágica, uma versão que reinventa o mito do Bom Velhinho, agora personificado na figura de um carpinteiro idoso (seria uma alusão a José, pai de Jesus?). O carteiro Jesper chega à fictícia Smeerensburg, no Ártico, e aos poucos se aproxima do ermitão Klaus, um homem aparentemente rude, mas de uma sensibilidade transbordante, que aplica esse sentimento nos brinquedos de madeira que fabrica em casa. Nasce uma amizade entre os dois, enquanto bons personagens secundários entram e saem de cena, para dar o tom cômico e o valor dramático que a história necessita para atingir crianças e adultos. Prepara-se para se emocionar e aquecer o coração!


O desenho de produção é um dos pontos altos, sem falar da história, infalível para o clima dessa temporada de final de ano.
Emprestam suas vozes atores consagrados como Jason Schwartzman (no Brasil foi dublado por Rodrigo Santoro), Joan Cusack, Rashida Jones e o ganhador do Oscar J.K. Simmons. Aposto que em 2020 receberá indicação ao Oscar de animação, um candidato com grandes chances ao prêmio da Academia.

Klaus (Idem). Espanha, 2019, 96 minutos. Animação. Colorido. Dirigido por Sergio Pablos. Distribuição: Netflix

Nenhum comentário: