terça-feira, 19 de novembro de 2019

Resenha Especial



Ondas do pavor

Numa ilha distante, um ex-comandante da Alemanha na Segunda Guerra Mundial (Peter Cushing) mantém escondido soldados nazistas zumbis, que servem para ele como experimento humano. Os mortos escapam pelo mar e passam a atacar turistas da região, criando um verdadeiro caos.

Fita B de terror que ajudou a consolidar o subgênero de “zumbis nazistas” tanto nos Estados Unidos quanto em outros países, como Espanha, Itália e Noruega, intensificado nas décadas seguintes. Com orçamento pequeno, de U$ 200 mil, trazia no casting dois nomes lendários do cinema de horror, Peter Cushing e John Carradine, além da atriz Brooke Adams, fundamentais para o marketing do filme pelos corredores do mundo.
O roteiro garante doses altas de tensão. Ele se repete em situações fora do controle, com soldados zumbis saindo das águas para trucidar as vítimas numa ilha remota – o filme foi escrito e dirigido por Ken Wiederhorn, que depois faria filmes de terror como “Olhos assassinos” (1981), outro de zumbi, com mistura de comédia, muito exibido na TV antigamente, “A volta dos mortos-vivos 2” (1988), e por fim “A torre do crime” (1989, em codireção com o lendário cineasta e diretor de fotografia britânico Freddie Francis). Maquiagem ficou datada, os mortos não dão medo, porém a história prende a atenção pela novidade em mesclar Segunda Guerra, nazismo, experimentos humanos e walking dead.


Acho um dos melhores da linha de “zumbis nazistas”, que influenciou diretores de várias partes do mundo – por exemplo, tivemos depois os trash “O lago dos zumbis” (1981) e “Oásis de zumbis” (1982, de Jesús Franco), algumas de ação com horror como “Missão de risco” (2007) e o explosivo “Operação Overlord” (2018), e o mais assustador e bem acabado de todos, os excelentes cult noruegueses “Zumbis na neve 1 e 2” (de 2009 e 2014, respectivamente).
“Ondas do pavor” é um marco do gênero e merece uma revisãozinha, ainda mais agora que acaba de sair em DVD no Brasil pela Versátil no box “Zumbis no cinema – volume 4” - tem ainda na caixa “Zeder” (1983), “Os mortos-vivos” (1981) e “Zumbis do mal” (1973).
PS: O filme recebeu títulos provisórios dos fãs e até foi modificado quando exibido em TV aberta, passando a ser chamado de “Horror em alto-mar” e “Comando de mortos-vivos”.



Ondas do pavor (Shock waves). EUA, 1977, 85 minutos. Terror. Colorido. Dirigido por Ken Wiederhorn. Distribuição em DVD: Versatil Home Video

Nenhum comentário: