sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Resenha Especial


Outro lançamento em DVD da CPC-Umes Filmes do mês de outubro/novembro!


A prisioneira do Cáucaso

Em viagem ao Cáucaso para pesquisar lendas regionais, o estudante Shurik (Aleksandr Demyanenko) se apaixona por Nina (Natalya Varley), uma charmosa atleta interessada por política. De maneira abrupta, é sequestrada por um homem poderoso, que planeja um casamento arranjado com ela. Shurik então corre contra o tempo para resgatá-la.

Uma comédia tresloucada, nonsense e com números musicais do cineasta mais popular da União Soviética, Leonid Gayday, cujos filmes quebraram recordes de público – este, assim como o que viria em seguida, “Braço de diamante” (1969), seguem intactos na lista daqueles com maior audiência, atingindo a marca de 76 milhões de pessoas. Números altíssimos, e se convertermos em dinheiro, daria uma média de um bilhão de rublos soviéticos!
O diretor e roteirista Gayday foi considerado o mestre da comédia acelerada. Seus filmes, que incluem também “As 12 cadeiras” (1971) tinham um ritmo avançado na velocidade, semelhante a desenhos animados e às fitas de comédia do cinema mudo, com gags, peripécias, aventuras malucas e reviravoltas absurdas. O nonsense está presente mais do que nunca em “A prisioneira do Cáucaso” e faz com que a trama aconteça, do sequestro no início da história até o desfecho antirromântico. Atores consagrados, amigos do diretor, retornam meio que repetindo papéis, como Yuriy Nikulin, Georgiy Vitsin e a própria garota-título, Natalya Varley.

Tudo é movimentado, rítmico e engraçado, para quem curte o humor pastelão. Sem dizer que é uma raridade, recém-descoberta pela CPC-Umes Filmes, que o lançou em DVD mês passado, numa cópia excelente da Mosfilm.
Marcante também é a trilha sonora, de Aleksandr Zatsepin, que estabeleceu longa parceria com o diretor Gayday; ele é um músico grandioso, compôs mais de 300 canções e cerca de 120 trilhas para cinema e TV (são dele “As 12 cadeiras” e “Braço de diamante”, por exemplo). Zatsepin está vivo, com 93 anos.
“A prisioneira do Cáucaso”, também conhecido como “Sequestro no Cáucaso”, está disponível em DVD. Assistam sem pestanejar, é um barato!

A prisioneira do Cáucaso (Kavkazskaya plennitsa, ili Novye priklyucheniya Shurika). URSS, 1966, 76 minutos. Aventura/Comédia. Colorido. Dirigido por Leonid Gayday. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: