segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Resenhas Especiais


Confira abaixo resenha de dois filmes raros de terror disponíveis no Brasil em DVD, "Zeder" e "Zumbis do mal". Ambos lançados esse mês pela Versátil, no box 'Zumbis no cinema - Volume 4'.



Zumbis do mal


A jovem Arletty (Mariana Hill) viaja para uma pequena cidade na Califórnia em busca do pai desaparecido. Logo quando chega percebe um comportamento estranho dos habitantes do local, até descobrir que todos se apresentam como uma raça diferente de zumbis.

Fãs de terror não podem deixar de conhecer essa interessantíssima fita cult de mortos-vivos bem fora dos padrões, feita nos Estados Unidos com baixo orçamento. Não explora aquela sangueira dos filmes do gênero como fomos acostumados, a história é envolta num clima de pesadelo, com uma personagem feminina vagando pela noite entre postos de gasolina à procura do pai, um artista desaparecido. Perdida no meio do nada, cruza com estranhos zumbis (também diferentes do que vemos por aí), na verdade pessoas zumbificadas, que têm um olhar parado, contemplam a lua cheia e atacam somente quando intimidados. Na busca pelo pai ela terá duras surpresas pelo caminho.
Não é um filme ocasional, há uma intensa crítica social nas entrelinhas. Tem poucas, mas boas cenas de perseguição e desespero, e tudo foi rodado em locações, em cidadezinhas do estado da California - figurino e automóveis, por exemplo, eram dos próprios atores eprodutores, o que reforça a produção independente, com custo reduzido.
Dirigido por Willard Huyck, de “Howard, o super-herói (1986), com codireção de sua falecida esposa, Gloria Katz (que nem foi creditada), e roteiro assinado por ambos (o casal concorreu ao Oscar de melhor roteiro por “Loucuras de Verão”, feito no mesmo ano, 1973, assinado em conjunto com George Lucas.
Um terror diferentão, positivamente falando, com cara de anos 70, que serve como uma baita descoberta do gênero. E só agora tivemos acesso agora, graças à Versátil que o lançou esse mês no box “Zumbis no cinema – Vol. 4”, uma caixa com DVD duplo, contendo ainda três ótimos exemplares do gênero: “Os mortos-vivos” (1981), “Zeder” (1980) e “Ondas do pavor” (1977 – também conhecido como “Horror em alto-mar”).

Zumbis do mal (Messiah of evil). EUA, 1973, 90 minutos. Terror. Colorido. Dirigido por Willard Huyck. Distribuição em DVD: Versatil Home Video


Zeder

Jornalista italiano (Gabriele Lavia) adquire uma máquina de escrever de segunda mão para datilografar seus textos. Ao fuçar no equipamento, depara-se com um terrível manuscrito marcado na fita de tinta da máquina, que fala sobre um lugar místico capaz de trazer os mortos à vida. Ele investiga o caso por conta própria, participando de uma série de terríveis acontecimentos.

Tétrico e obscuro, o terror italiano “Zeder”, também conhecido no Brasil como “A vingança dos mortos”, é um notável aperitivo raro aos cinéfilos adoradores do gênero, que vale pela história assombrada que persegue nossos pensamentos até depois de assisti-lo. O clima é de mistério e procura, com mais suspense do que o horror propriamente dito, com toques de excentricidade do diretor Pupi Avati, do mesmo modo que havia feito anos antes no estranho e profano “A casa das janelas sorridentes” (1976) – o roteiro nota 10 é assinado por ele em parceria com o irmão, Antonio Avati, a partir de um argumento original.
O curioso título, “Zeder”, referencia um velho cientista envolvido na trama macabra, Dr. Zeder, que estudou uma tal de “Zona K”, lugar onde era possível ressuscitar os mortos na cidade de Bologna. Entre flahsbacks, voltando a um tempo de 30 anos, o filme se constrói com perturbadores acontecimentos registrados em cidades da Itália e da França, dando espaço a personagens com poderes psíquicos, outros detentores de poderes sobrenaturais, que aos poucos são perseguidos por mortos-vivos que brotam de locais improváveis.
Acaba de ser lançado em DVD no Brasil, pela Versátil Home Video, no box “Zumbis no cinema – Vol. 4”, que traz ainda “Os mortos-vivos” (1981), “Zumbis do mal” (1974) e “Ondas do pavor” (1977 – conhecido como “Horror em alto-mar”).

Zeder (Idem). Itália, 1983, 98 minutos. Terror. Colorido. Dirigido por Pupi Avati. Distribuição em DVD: Versatil Home Video

Nenhum comentário: