quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Resenha Especial



Comédia de Karen Shakhnazarov acaba de sair em DVD no Brasil pela CPC-Umes Filmes!


Cidade Zero

Chefe de inspeção industrial, Aleksei Varakin (Leonid Filatov) sai em viagem de negócios partindo de Moscou, onde mora e trabalha, para uma cidadezinha no interior da Rússia. O lugar é tomado por habitantes de comportamentos bizarros. A cada hora do dia ele se envolve em uma série de acontecimentos que fogem da ordem natural, até descobrir que nunca poderá sair da cidade.

Mais uma comédia dramática de ar político de Karen Shakhnazarov, um dos mais profícuos cineastas da Rússia e que desde 1998 dirige o Mosfilm, o mais antigo estúdio de cinema do país. É uma nítida sátira sobre as transformações que a URSS passou com a derrocada do Socialismo (o filme foi rodado em 1988). A história ocorre em um dia inteiro na vida de um cidadão comum preso numa cidadezinha russa onde, sem querer, participa de situações inusitadas e absurdas, que beiram o caos. O coitado do homem, nesta viagem a negócios, vive um pesadelo real, nada pelo caminho tem nexo. Chega até a entrar num looping, em que os eventos se repetem.
Nesse diálogo direto com o cinema nonsense, meio Buñuelesco, meio Kafkiano, o diretor utiliza um humor sério e refinado (por isso para público restrito), para gerar uma reflexão acerca da reestruturação da Rússia durante a abertura econômica e política nos anos 80 (chamada de Perestroika e Glasnost), quando para os cidadãos nada parecia fazer sentido – ele aproveita também para criticar a burocracia na repartição pública que até hoje, em qualquer lugar do mundo, trava o sistema.



Shakhnazarov escreveu o brilhante roteiro com seu velho parceiro de cinema Aleksandr Borodyanskiy, onde recorrem a sequências que lembram outro filme da dupla, “Sonhos” (1993). Há passagens incrivelmente bem montadas, como o encontro do protagonista com uma secretária nua e a mais famosa delas, a visita a um museu de cera, onde o personagem central, andante e errante, não compreende o novo mundo à sua volta.
Ponto de destaque também é a trilha sonora, de Eduard Artemev, realizador de inúmeras trilhas de filmes e que assinou vários longas de Andrei Tarkovski, como “Solaris”, “O espelho” e “Stalker”.
“Cidade Zero” é o sétimo filme de Karen Shakhnazarov lançado em DVD pela CPC-Umes Filmes – a distribuidora, especializada em cinema soviético e russo, já brindou o público com raridades feitas por cineastas renomados, dentre elas “Vá e veja”, “Braço de diamante”, “O velho e o novo”, “Solaris” etc. Conheça o catálogo da CPC-Umes!

Cidade Zero (Zerograd). URSS, 1988, 101 minutos. Comédia/Drama. Colorido. Dirigido por Karen Shakhnazarov. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: