domingo, 16 de outubro de 2011

Resenha

.

Quem quer ser um milionário

O jovem indiano Jamal Malik (Dev Patel) é convocado para participar de um programa televisivo de perguntas e respostas. De origem bastante humilde, o rapaz terá a chance de se tornar um milionário. Será que aquele garoto mirrado, sem perspectiva, crescido em meio à miséria social de um dos países mais pobres do mundo, poderá ficar rico da noite para o dia?

Uma das fitas certeiras da década passada, com uma história intrigante que encantou platéias do mundo inteiro. Ganhou oito dos 10 prêmios indicados ao Oscar de 2008 – melhor filme, direção, roteiro adaptado, edição de som, fotografia, edição, trilha sonora e canção original (“Jai Ho”), sendo, portanto, um dos trabalhos mais agraciados pela Academia.
Rodado inteiramente na Índia, com locação, elenco e equipe de lá (menos Danny Boyle, o diretor, que é inglês), o filme divide-se em três momentos da vida do personagem central: a infância sofrida, no meio das favelas (lembram-se de uma cena escatológica, mas famosa, de quando Jamal corre atrás de um astro do cinema indiano e acaba caindo numa fossa?), a juventude alimentada por sonhos e o tempo presente – neste Jamal, de frente para as câmeras, tem de ser hábil para encontrar respostas às perguntas lançadas por um compenetrado apresentador de alma bruta. E nas mãos desse cidadão, nos bastidores, o rapaz sofrerá abusos e todo tipo de preconceito.
Um trabalho único, próximo a uma genuína fita indiana, mesclando fantasia, drama e romance com tratamento de temas bem divergentes, como censura, pedofilia, massificação das mídias e discriminação. Até o final em estilo musical, com dança coreografada do elenco, homenageia os filmes daquele país.
Distribuído pela Europa Filmes, o longa custou U$ 15 milhões arrecadando dez vezes mais nas bilheterias. Aconselhado para todos os públicos. Para ser visto e revisto. Por Felipe Brida

Quem quer ser um milionário
(Slumdog Millionaire). Inglaterra, 2008, 120 min. Drama. Dirigido por Danny Boyle. Distribuição: Europa Filmes

Nenhum comentário: