domingo, 26 de dezembro de 2010

Cine Lançamento

.
O grande desafio

Professor na Wiley College (Texas), Melvin B. Tolson (Denzel Washington), no auge da Depressão Americana, na década de 30, inicia uma árdua tarefa de preparar seus alunos para serem debatedores em seminários e competições em universidades. Com seus métodos nada ortodoxos, desenvolve nos adolescentes a arte da retórica, da oratória e da argumentação.

Biografia romanceada do professor, educador e poeta Melvin Beaunorus Tolson (1898-1966), de raça negra e origem humilde, que, na segunda metade dos anos 30, revolucionou as práticas educacionais no Texas (e que depois se espalharam para outros estados norte-americanos) devido à sua postura rígida com aqueles insignes discursos inflamados e muito poderosos.
Denzel Washington, sempre sério e bom ator, interpreta esse personagem curioso, homem de uma única palavra, idealista, de pensamentos radicais e metodologia de ensino nem um pouco convencional que, numa jornada incansável, prepara seus alunos para serem grandes debatedores em campeonatos de debate (há justamente aqui a referência ao título original em inglês, “Os grandes debatedores”). Sustenta-se como drama sobre superação, apesar de um pouco cansativo e lento – e demorado, já que são mais de duas horas de filme cujo assunto não muda. Outro tema em evidência no filme, obviamente, é o preconceito racial, já que a maior parte dos estudantes que aparecem na história são bastante pobres e negros, marginalizados então em uma época onde a discriminação pulsava na sociedade da época.
É a segunda investida de Washington como diretor, demonstrando certo talento atrás das câmeras, mesmo que toque em temas repetitivos (o anterior foi outro drama de temática parecida, sobre superação e preconceito racial, “Voltando a viver”, de 2002).
Nomeado em 2008 ao Globo de Ouro de melhor filme na categoria drama, só agora resolveram lançar no Brasil a fita, com atraso de quase três anos! Praticamente desconhecido, merecia carreira mais digna por parte do público.
Um filme motivador, levado com seriedade, e indicado especialmente para educadores. Por Felipe Brida

Título original: The great debaters
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Denzel Washington, Forest Whitaker, John Heard, Nate Parker, Jurnee Smollett
Direção: Denzel Washington
Gênero: Drama
Duração: 126 min.
Distribuição: California Filmes

Nenhum comentário: