quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cine lançamento

.
Tudo pode dar certo

Ex-professor universitário, Boris Yellnikoff (Larry David) é hoje um velho rabugento e reclamão, que vive sozinho trancado num apartamento. Pessimista convicto, já tentou o suicídio uma vez – por ter se jogado de um prédio, sem sucesso em seus objetivos, ficou manco. Certo dia, é abordado por uma jovem, Melody (Evan Rachel Wood), que pede para entrar em seu apartamento. Ele concorda com a idéia, e ambos passam o dia juntos, como amigos. Com o passar das semanas a menina não demonstra querer ir embora. Até que chega o fatídico dia em que Melody confessa estar apaixonada por ele.

Woody Allen volta com tudo em cima em seu novo projeto pessoal, um típico filme autoral, com diálogos filosóficos, sacadas e abobrinhas, gente que reclama da vida e personagens fechados em um mundinho próprio. Seu melhor trabalho como diretor em anos, cujo script estava engavetado desde 1977 (o papel principal seria para o comediante judeu Zero Mostel, mas este morreu de infarto antes das gravações).
É uma comédia dramática protagonizada por um senhor suicida e rabugento, amargo, que carrega nas costas o dissabor de estar velho. Antipático, reclama de Deus e o mundo, semelhante à figura de Woody Allen ator quando encabeça como protagonista dramas e comédias. Ele estorva o público com suas lamúrias e ainda por cima tem o ego inflado: acredita que sabe das coisas melhor que ninguém, que o mundo conspira contra ele, que é o melhor jogador de xadrez e o único a entender mecânica quântica e o caos do universo. Vendo dessa forma parece que o personagem é insuportável, que repudia o público. Mas não. Tudo graças ao ator Larry David, muito engraçado, que garante as piadas e conversa diretamente com os telespectadores (vez ou outra ele vira pra câmera e brinca com a gente, ou seja, o filme tem linguagem metalingüística). Na verdade David fez pouco cinema, é um ator de TV, criador do famoso sitcom “Seinfeld”. Por mais implicante que a criatura seja, ele diverte à beça.
“Tudo pode dar certo” é isto: um personagem mala interpretado por um grande humorista, o seu dia-a-dia ao lado de uma jovem que acaba de conhecer (a sempre boa atriz Evan Rachel Wood), e as surpresas de uma amizade (quase) colorida entre ambos, já que os opostos se atraem aqui – pela idade (Boris poderia ser avô de Melody, e os dois com certeza não combinam), pela intelectualidade, pelo ritmo de vida.
Um grande Woody Allen em forma, bem melhor do que suas fitas medíocres recentes (“Melinda e Melinda”, “Scoop – O grande furo” e “O sonho de Cassandra”). Aos 75 anos dá uma reviravolta e demonstra ter pique para projetos que lembram a notória carreira de outrora. Conheça. Por Felipe Brida

Título original:
Whatever works
País/Ano: EUA/França, 2009
Elenco: Larry David, Evan Rachel Wood, Patricia Clarkson, Ed Begley Jr., Michael McKean, Adam Brooks,
Direção: Woody Allen
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 92 min
Distribuição: Sony Pictures/ California Filmes

Nenhum comentário: