quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cine lançamento

.
O escritor fantasma

Um escritor fantasma em início de carreira (Ewan McGregor) é contratado para dar continuidade à autobiografia do primeiro-ministro inglês Adam Lang (Pierce Brosnan), envolvido em escândalos e abuso de poder. Aos poucos, o jovem descobre segredos obscuros do político, o que o faz repensar o trabalho. Quando é informado sobre a misteriosa morte do escritor fantasma que o antecedeu, percebe que cada vez mais está aprisionado num beco sem saída.

Nome importantíssimo do cinema, Roman Polanksi dirige um bom thriller político, não necessariamente espetacular. Precisa-se de atenção redobrada para sacar a trama tétrica, um tanto quanto diabólica. O teor da história é o inferno astral na vida de um escritor fantasma (“ghost writer” em inglês – aquela pessoa contratada para escrever um livro de memórias ou biografia, sendo que o real biografado é quem assina a obra, ou seja, o escritor torna-se invisível). Sujeito atencioso, em início de carreira, recebe o convite para biografar a vida de um político sujo e mau caráter. Isto vai sendo desvendado aos poucos durante o filme, num jogo de gato e rato (sem adrenalina, conduzido mais por diálogos fortes e tensão psicológica).
O personagem do escritor, papel de Ewan McGregor (numa composição séria, num de seus melhores trabalhos recentes), não tem nome, apenas é chamado de “escritor fantasma”. Do outro lado do quebra-cabeça, o político misterioso, interpretado por Pierce Brosnan, que esconde um passado pra lá de estranho (será mesmo que o diretor cutuca Tony Blair?).
Diante desse panorama, dá para notar o quão intrigante é a história, muito tortuosa e confusa, cujo círculo só se fecha nos segundos finais – e ainda algumas situações não são minuciosamente explicadas.
Interessante como o escritor vai virando um verdadeiro fantasma, isolado por todos aqueles que o conhecem, esmaecendo-se sem compaixão. Falar mais estraga o resultado.
Baseado no romance homônimo de Robert Harris e adaptado para as telas pelo próprio autor junto com Roman Polanksi, “O escritor fantasma” ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim – e foi indicado ainda ao de Ouro na mesma premiação.
Curioso e enigmático, com desfecho pra lá de inesperado. Uma boa dica para quem quer “quebrar” a cabeça no fim de semana.
Cuidado com o título: em 2008 saiu em DVD uma fita de suspense de mesmo nome, aquém desta aqui. Por Felipe Brida

Título original: The ghost writer
País/Ano: Inglaterra/França/Alemanha, 2010
Elenco: Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Kim Cattrall, Tom Wilkinson, James Belushi, Jon Bernthal, Timothy Hutton, Eli Wallach, Olivia Williams
Direção: Roman Polanski
Gênero: Suspense/Drama
Duração: 128 min.
Distribuição: Paris Filmes

Nenhum comentário: