quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Cine Lançamento


O aprendiz de feiticeiro

Feiticeiro dos tempos atuais, Balthazar Blake (Nicolas Cage) precisa defender a cidade de Manhattan de seu maior inimigo, Maxim Horvath (Alfred Molina), um mago com poderes especiais que planeja uma série de catástrofes a fim de proliferar o caos. Para tanto Blake une forças com um novato em magias, Dave (Jay Baruchel), que passa a ser seu aprendiz.

Naufragou nas bilheterias norte-americanas, mas aqui no Brasil obteve boa receptividade nas salas de cinema essa boa fitinha de aventura sobre feitiçaria em tempos modernos, que custou caro aos cofres da Disney (cerca de U$ 150 milhões).
Nicolas Cage, que topa qualquer parada no cinema, assume a identidade de um bruxo que mora numa Manhattan dark, disposto a tudo para proteger a cidade de seu antigo inimigo, o mago Horvath (Alfred Molina, em papel discreto), este aliado à terrível feiticeira Morgana (uma participação rápida de Alice Krige, atriz de fitas de terror). Em meio à iminência do caos, descobre um talento escondido, um rapaz acanhado (o franzino Jay Baruchel, de “Ela é demais para mim”), e resolve introduzi-lo às técnicas de magia, como controle da mente, formação de bolas de fogo e energia pelas mãos e até invisibilidade. Unidos, do “lado do bem”, contarão com o apoio dos ensinamentos do velho mago Merlin para salvar a cidade.
Bom, a história se resume a isto. Ágil, sem compromisso, bem feitinha. Como alicerce da história, um show à parte de efeitos especiais, alguns que surpreendem pela qualidade técnica da computação gráfica, que tornam o filme diversão garantida, melhor do que poderíamos esperar. Não é ruim, não; serve como entretenimento para jovens, e até os adultos embarcam.
A direção é de Joe Turteltaub, o mesmo do suspense instigante “Instinto” e das duas continuações de “A lenda do tesouro perdido” (ambas com Nicolas Cage, amigo de diretor). Não confundir com a fita policial homônima dos anos 90, com James Woods e Michael J. Fox. Por Felipe Brida

Título original: The sorcerer’s apprentice
País/Ano: EUA, 2010
Elenco: Nicolas Cage, Jay Baruchel, Alfred Molina, Teresa Palmer, Toby Kebbell, Monica Bellucci, Alice Krige
Direção: Joe Turteltaub
Gênero: Aventura
Duração: 109 min.
Distribuição: Walt Disney Pictures

Nenhum comentário: