segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cine Lançamento

.
Fúria de titãs

Metade homem metade deus, Perseu (Sam Worthington), filho de Zeus (Liam Neeson), o soberano rei dos deuses, reúne um grupo de aliados para enfrentar o temível Hades (Ralph Fiennes), governante do mundo dos mortos. Numa fúria terrível, Hades envia criaturas e bestas para se apoderar do espaço terreno.

Refilmagem inferior da fita de aventura homônima produzida em 1981, famosa pelas figuras mitológicas feitas em “massinhas” (filmadas quadro a quadro, em stop motion), arte do mago dos efeitos visuais Ray Harryhausen (hoje com 90 anos de idade). A nova versão, que estreou no topo das bilheterias norte-americanas em abril, traz a mesma trama, com poucas mudanças na história original (alguns personagens sumiram, outros novos apareceram), ou seja, uma produção desnecessária, ainda que empolgante.
É a velha luta do bem contra o mal tendo como contexto a mitologia grega, neste filme personificado, respectivamente, por Perseu e seus homens corajosos, e Hades e as bestas medonhas (por exemplo a Medusa e o Kraken, o monstro do mar). Para defender a cidade onde vive, Perseu assume seu lado forte e sai numa jornada para combater o deus do inferno; no caminho, enfrentará monstros, seres medonhos e animais gigantes (os famosos escorpiões, que inclusive apareciam no antigo).
Um dos defeitos é terem escalado como protagonista Sam Worthington, ator fraco, com cara amarrada (no original Harry Hamlin, hoje sumido, não era grande coisa, faltava carisma também). O resto do elenco traz Liam Neeson (como Zeus) e Ralph Fiennes, como o vilão Hades, ambos com maquiagem pesada, bem barbudos, onde fica difícil reconhecê-los.
A aparição da corujinha de metal aqui é rápida; no original ela dava o tom cômico na história, o que falta aqui – essa nova versão está mais dark, mais ágil, séria demais, bem violenta.
Tem ainda muitos efeitos digitais, em computação gráfica, que recriam o mundo dos videogames, com figuras estilizadas.
A mitologia grega está renascendo no cinema, um aparente filão que surge, com “Fúria de titãs” e “Percy Jackson – O ladrão de raios”, que logo mais terá novos filmes na cinessérie.
Mesmo com as críticas negativas, essa refilmagem ainda é consumível, para quem curte aventuras ágeis. Depois procure o original, já disponível em DVD. Por Felipe Brida

Título original: Clash of the titans
País/Ano: EUA/Inglaterra, 2010
Elenco: Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Jason Flemyng, Gemma Arterton, Alexa Davalos
Direção: Louis Leterrier
Gênero: Aventura
Duração: 106 min
Distribuição: Warner Home Video

Nenhum comentário: