sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cine Lançamento

.
Harry Brown

O ex-fuzileiro naval Harry Brown (Michael Caine), hoje viúvo, vive sozinho em um bairro inglês cercado pela violência e pelo tráfico de drogas. Após seu único amigo ser brutalmente assassinado por uma gangue, resolve fazer justiça com as próprias mãos. Sem o apoio da polícia, torna-se um justiceiro movido pelo sentimento de vingança a fim de “limpar” a violência nas ruas.

Aos fãs do cinema policial uma boa notícia: “Harry Brown”! O melhor filme do gênero do ano, produção inglesa que chega em DVD no Brasil com pouca divulgação. A fita revisita um tema bastante explorado pelo cinema nos anos 70 e 80, em especial “Desejo de matar” (com Charles Bronson), aqui com um roteiro ainda mais preciso e uma história atual.
O premiado ator Michael Caine, que tem dois Oscars acumulados, interpreta o personagem-título, um homem seco, desalentado com o mundo, durão, que, após perder as duas únicas pessoas próximas (a esposa, doente, e o amigo, assassinado), entra em uma crise depressiva sem precedentes. Isolado no apartamento onde vive, observa todas as noites, pelas janelas, a juventude se acabar nas drogas. Presencia a violência urbana, o tráfico, brigas, assaltos, tiroteios – tudo aquilo de negativo que o ambiente noturno oferece, ainda mais na periferia. Quando chega a seus ouvidos a notícia de que os criminosos que mataram seu amigo são soltos pela polícia após a investigação, é tomado por um ódio dominador. Resolve então colocar um ponto final na história eliminando o “lixo” das ruas.
Com ritmo ágil, o filme se constrói em volta da figura desse justiceiro noturno, que passa a matar um a um dos envolvidos na morte do companheiro, numa espécie de super-herói idoso (numa composição de anti-herói, já que Harry Brown é frio, calculista e com certo ar de torturador). É de uma teoria duvidosa fazer justiça com as próprias mãos, aplicando a “Lei de Talião” (olho por olho, dente por dente). Por mais que as leis sejam falhas, a violência sempre gera violência, e o homem acaba corrompendo sua idoneidade no crime.
A chave da fita é mesmo Michael Caine, super bem no papel do justiceiro que lembra policiais durões já interpretados por ele no cinema, como “Carter – O vingador”. A atriz Emily Mortimer, como a investigadora, está bem, mas sombreada pela figura ímpar do protagonista.
Uma das sequências, a da chegada de Brown a um cafofo de traficantes inteiramente entorpecidos para comprar armas, é realmente assustadora. Violento e impactante, “Harry Brown” é indicado para o público masculino. Um dos bons filmes da safra, que merece ser conhecido. Por Felipe Brida

Título original: Harry Brown
País/Ano: Inglaterra, 2009
Elenco: Michael Caine, Emily Mortimer, David Bradley, Charlie Creed-Miles, Iain Glen, Sean Harris, Ben Drew
Direção: Daniel Barber
Gênero: Policial
Duração: 103 min
Distribuição: Flashstar

Nenhum comentário: