terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cine Lançamento

.
Para salvar uma vida

O jovem Jake Taylor (Randy Wayne) tem tudo do bom e do melhor em sua vida: saúde, dinheiro, fama, muitos amigos e uma namorada bonita. Por outro lado, seu melhor amigo, Roger Dawson (Robert Bailey Jr.) sofre com a humilhação dos colegas de classe por ser negro e bem pobre. Desesperançado, comete suicídio. Jake sente-se culpado por não ter impedido o crime, o que o leva a uma crise. É quando resolve questionar seus valores pessoais frente à sociedade.

De uns poucos anos para cá filmes com temática gospel vem fazendo sucesso entre os norte-americanos e também entre os brasileiros. E essa fita de baixo orçamento, em sua estréia nos cinemas (lá fora, porque aqui no Brasil não passou nas salas, e sim em igrejas evangélicas), arrecadou cerca de R$ 3 milhões no lançamento, superando os custos do projeto. Confirma-se assim a existência de um público fiel interessado em absorver filmes desse estilo.
Mas em se tratando de cinema “Para salvar uma vida” não é bela coisa. Há problemas no elenco, composto por jovens afeiçoados, mas sem o quê artístico, de presença de cena, bem como a construção de um roteiro melodramático e apelativo (o clichê exagerado do preconceito contra o negro, a extrema revolta do rapaz que não consegue impedir o suicídio do melhor amigo etc), com mensagem escancarada de superação.
A história é trágica propositalmente para provocar reflexão.
Um pouco melhor que outros dois filmes de cunho gospel/evangélico lançados pela BV Filmes, “Desafiando gigantes” (2006) e “Prova de fogo” (2008), este tem um desfecho bonito, e pode ser emocionante para aqueles que se envolverem.
Eu não gostei do que assisti, porém há uma certeza: a fita atingiu seus propósitos, chegou ao público, como comprova a bilheteria, demonstrando a aceitação desse projeto bem pessoal por uma boa parcela de seguidores. Já disponível nas locadoras. Por Felipe Brida

Título original: To save a life
País/Ano: EUA, 2009
Elenco: Randy Wayne, Robert Bailey Jr., Deja Kreutzberg, Joshua Weigel
Direção: Brian Baugh
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Distribuição: BV Films

Nenhum comentário: