segunda-feira, 1 de março de 2010

Cine Lançamento

.
Salve geral

Lúcia (Andréa Beltrão), uma viúva que tem o filho preso, conhece, na cadeia, a advogada Ruiva (Denise Weinberg), e ambas se tornam amigas. Ruiva trabalha para o PCC (Primeiro Comando da Capital), e aos poucos usa Lúcia em missões do crime organizado. É quando disputas internas entre chefes do crime nas penitenciárias fazem com que integrantes do PCC promovam ataques contra bases policiais e agências bancárias, instalando o caos que parou a maior cidade do Brasil por semanas.

Baseado em fatos reais sobre os ataques do PCC na capital paulista, “Salve geral” resgata momentos recentes (e trágicos) da História do nosso país. Acompanhamos a vida de duas mulheres diferentes que acabam lidando com os mesmos objetivos: alimentar o crime organizado em busca de dinheiro e poder. Uma história desconhecida de muitos, que fica nas entrelinhas: realmente existiram (e devem existir ainda) mulheres de classe média infiltradas na política do crime a mando do PCC, dispostas a tudo, desde levar celulares para dentro da cadeia até bolar assassinatos. Ou seja, não é um filme de fácil aproximação.
Como cinema, “Salve geral” fica num meio termo. Demora-se na apresentação dos personagens e não se desenvolve profundidade psicológica dos papéis femininos. O grande trunfo do filme só explode na parte final (os ataques), a conclusão é quadradinha demais, e o elenco tem grandes deslizes – Andréa Beltrão convence (mas está mais contundente em “Verônica”), só que os coadjuvantes caem no ridículo, em especial Denise Weinberg, em trabalho overacting como a mandante do crime, num papel diabólico, caricato.
Resultado: esperava-se mais desse longa brasileiro, que tentou ser um dos finalistas ao Oscar. Mesmo abaixo da expectativa, vale um aluguel. Por Felipe Brida

Título original: Salve geral
País/Ano: Brasil, 2009
Elenco: Andréa Beltrão, Denise Weinberg, Lee Thalor, Eucir de Souza, Giulio Lopes, Bruno Perillo, Pascoal da Conceição, Chris Couto, João Signorelli, Juliano Cazarré
Direção: Sérgio Rezende
Gênero: Drama
Duração: 119 min
Distribuidora: Sony Pictures
Site oficial:
http://www.sonypictures.com.br/Sony/HotSites/Br/salvegeral/

Nenhum comentário: