segunda-feira, 15 de março de 2010

Resenhas & Críticas

.
O fabuloso destino de Amélie Poulain

Amélie Poulain (Audrey Tautou) é uma inocente garota do subúrbio de Paris que se muda para o aconchegante bairro de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Numa noite, sozinha em seu apartamento, encontra uma caixa escondida atrás da parede do banheiro, com pertences de um antigo morador. Amélie, então, sai à procura do desconhecido para devolver seus objetos pessoais. Numa viagem repleta de aventuras, adquire uma nova percepção do mundo. Conhece pessoas exóticas e acaba descobrindo o amor.

Enorme sucesso de público e de crítica, “Amélie Poulain” recebeu cinco indicações ao Oscar em 2002, com certeza o melhor filme (e menos surrealista) de Jean-Pierre Jeunet. Uma experiência visual desconcertante, única, em que as cores vivas adquirem identidade de personagens da história. Aliás, é marca dos trabalhos de Jeunet a direção de arte estilizada em teor surrealista.
Audrey Tautou, talentosa atriz francesa, interpreta a jovem inocente e sonhadora, que desde pequena cria um mundo paralelo em sua rica imaginação. Ao longo do filme conhecemos uma gama de personagens esquisitos e ao mesmo tempo vazios na essência – em contato com eles, a garota, uma genuína multiplicadora de felicidade, transforma a vida de cada um.
Pequena jóia do cinema francês contemporâneo, agradável e voltada para todos, que parte do propósito de que a felicidade mora dentro de nós, e os sonhos, quando buscados com sabedoria, podem viram uma realidade marcante. Por Felipe Brida

Título original: Le fabuleux destin d’Amélie Poulain
País/Ano: França/Alemanha, 2001
Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Dominique Pinon, Lorella Cravotta, Clotilde Mollet, Claire Maurier
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Gênero: Drama/ Romance
Duração: 122 min
Distribuidora: Miramax Films

Nenhum comentário: