quinta-feira, 24 de abril de 2008

Resenhas & Críticas

Pais, Filhos & etc

Viúvo e prestes a completar 70 anos, Leo (Philippe Noiret) finge sofrer de uma doença fatal só para reunir seus três filhos, que estão brigados e não se falam. Ao saberem do problema do pai, os filhos topam se encontrem para levar o pai a uma viagem a Quebec.
Em seu primeiro trabalho como diretor, Michel Boujenah, indicado ao César (Oscar francês) como melhor diretor estreante, opta – e se dá bem – por um drama familiar com fundo de road movie. Soube conduzir uma história que une dois pontos extremos, no caso a desavença entre os irmãos e, depois, a união deles em torno do pai, sem cair no pieguismo ou outros ridículos que o gênero faz supor. Pelo contrário, injeta “vida” aos personagens, o que torna a fita humana, sensível.
Na viagem, os homens da família discutem relações com a finalidade de se entenderem. É o tal de “lavar a roupa suja”, propositalmente esquematizada pelo pai. E quando o bate-boca entre os irmãos esquenta, o patriarca, genioso, finge ter arritmias e falta de ar decorrente da falsa doença, só para apaziguar a situação. É um jogo de cena deleitável.
O elenco, bem escalado, com destaque ao saudoso Philippe Noiret (1930-2006), mais lembrado pelo público por “Cinema Paradiso” e “O Carteiro e o Poeta”, leva feição ao filme. Volto a Noiret, ator presente nos filmes que fizeram parte da minha formação profissional, cuja energia de expressão preenchia e dominava as cenas. Sua presença nos filmes – em “Pais, Filhos & etc” não poderia ser diferente – era marcada pela fina sensibilidade, algo sobrepujante e até poético. Noiret marcou gerações e agora deixa o rico histórico como modelo e embasamento para os jovens artistas.
Apesar de produzida em 2003, a fita, uma produção franco-canadense, só foi lançada no Brasil três anos depois e agora está disponível em DVD. Aqui no Brasil iria receber o título de “Em Busca da Felicidade”, menos vago e mais chamativo do que este “Pais, Filhos & etc”. Ainda recebeu indicação ao César na categoria revelação masculina (Pascal Elbé).
Um drama tocante que emociona e também faz rir. Convide seus pais, os avós e os irmãos para desfrutar de um momento agradável. Se é atingido por fortes emoções, não se esqueça do lenço. Por Felipe Brida

Título original: Père et fils
País/Ano: França/Canadá, 2003
Elenco: Philippe Noiret, Charles Berling, Bruno Putzulu, Pascal Elbé, Marie Tifo, Geneviève Brouillette, Pierre Lebeau.
Direção: Michel Boujenah
Gênero: Drama
Duração: 94 min.

Nenhum comentário: