domingo, 25 de janeiro de 2026

Especial de cinema

 
Festival de Berlim chega à 76ª edição e anuncia filmes da programação
 
O 76º Festival Internacional de Cinema de Berlim, o Berlinale, apresenta ao público, neste ano de 2026, uma programação repleta de filmes históricos e sociais. Os organizadores do festival anunciaram, na última quarta-feira, em coletiva de imprensa, os títulos que serão exibidos em todas as seções do evento. A Berlinale acontece na capital alemã, entre os dias 12 e 22 de fevereiro, tendo o cineasta alemão Wim Wenders como presidente do júri internacional. A atriz Michelle Yeoh será agraciada com o Urso de Ouro Honorário, enquanto o compositor Max Richter receberá das mãos da diretora Chloé Zhao o prêmio Berlinale Camera – os dois trabalharam juntos em ‘Hamnet – A vida antes de Hamlet’, filme pelo qual ele acaba de receber indicação ao Oscar de melhor trilha sonora. O cinema brasileiro marca presença com oito produções espalhadas em diferentes seções; são eles ‘Se eu fosse vivo... viva’, de André Novais Oliveira, que integra a seção Panorama; ‘A fabulosa máquina do tempo’, de Eliza Capai, ‘Papaya’, animação de Priscilla Kellen, e ‘Feito pipa’, de Alan Deberton, os três na seção Generation Kplus; ‘Quatro meninas’, de Karen Suzane, na programação da Generation 14plus, além de ‘Fiz um foguete imaginando que você vinha’, de Janaina Marques, na seção Forum, ‘Nosso segredo’, dirigido pela atriz Grace Passô, que integra a Perspectives, nova seção competitiva do festival, e o curta ‘Floresta do fim do mundo’, de Felipe M. Bragança e Denilson Baniwa, que estará no Forum Expanded.


Um dos mais famosos festivais de cinema do mundo, a Berlinale terá como filme de abertura a produção afegã ‘No good men’, comédia dramática de cunho político da premiada diretora Shahrbanoo Sadat. Na competição principal, 22 filmes disputam o Urso de Ouro e o Urso de Prata. Entre os destaques estão longas que exploram temas contemporâneos como migração, identidade e transformações sociais. Alguns deles são o novo trabalho do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, a coprodução Itália, Alemanha, Reino Unido e Espanha ‘Rosebush pruning’, que conta com um elenco estelar, como Callum Turner, Riley Keough, Jamie Bell, Elle Fanning e Pamela Anderson; o drama ‘At the sea’, do húngaro Kornél Mundruczó, com Amy Adams; a animação japonesa ‘A new dawn’, de Yoshitoshi Shinomiya; ‘Yellow letters’, do multipremiado diretor turco İlker Çatak; ‘Josephine’, da cineasta brasileira de ascendência chinesa e americana Beth de Araújo, com Channing Tatum; a produção mexicana ‘Moscas’, de Fernando Eimbcke; ‘Queen at sea’, produção britânica com Juliette Binoche e Tom Courtenay; o drama de época austríaco ‘Rose’, com Sandra Hüller; e o drama com terror ‘Nightborn’, com Rupert Grint.


A nova seção do festival, Perspectives, apresentará 14 filmes autorais, sendo 11 deles première mundial e seis dirigidos por mulheres. Dentre os títulos estão a coprodução Noruega e Reino Unido ‘A prayer for the dying’, com Johnny Flynn e John C. Reilly, e o britânico ‘Animol’, com Stephen Graham. Já a seção Forum, que traz longas e curtas experimentais e independentes, com foco em discussão sobre política e diversidade cultural, apresenta este ano 32 filmes, como o documentário norte-americano ‘Barbara Forever’, o terror com comédia indonésio ‘Ghost in the cell’, o drama sul-coreano ‘My name’ e a cópia restaurada de ‘O casamento do meu irmão’, produção de 1983, de Charles Burnett. Haverá ainda a seção Forum Special, com diversos títulos, e o Forum Expanded, com 21 longas e curtas novos e restaurados, sendo eles filmes ficcionais e documentários de países como Singapura, Colômbia, Indonésia, Alemanha, República Democrática do Congo e Itália. A seção Panorama reúne 37 títulos de 36 países, mostra dedicada a filmes disruptivos na linguagem e de conteúdos inovadores. É uma das mais aguardadas do festival, e contará com títulos como ‘Only rebels win’ (filme libanês que será a abertura do Panorama, cujo elenco conta com Hiam Abbass); ‘The days she returns’, do sul-coreano Hong Sangsoo; a coprodução Brasil e França ‘Isabel’, com Marina Person; o norte-americano ‘Mouse’, com Sophie Okonedo; e a coprodução Estados Unidos e Reino Unido ‘The moment’, com Charli xcx, Alexander Skarsgård e Rosanna Arquette. Nas seções Generation 14plus e Generation Kplus, dedicadas a filmes com temáticas e protagonistas infantojuvenis, serão 18 longas e 23 curtas do mundo todo, dentre eles a coprodução Índia e Singapura ‘Not a hero’, de Rima Das, e o britânico ‘Sunny dancer’, com Bella Ramsey e Neil Patrick Harris. Outras seções são a Berlinale Special, com 19 obras, incluindo documentários e séries que exploram temas culturais e políticos, distribuídos em dois eventos, Gala e Midnight, dentre eles ‘Boa sorte, divirta-se, não morra’, de Gore Verbinski, com Sam Rockwell; ‘O testamento de Ann Lee’, com Amanda Seyfried; ‘The blood countess’, com Isabelle Huppert; o documentário americano ‘The ballad of Judas Priest’; ‘The only living pickpocket in New York’, com John Turturro; e novas séries como a chilena ‘A casa dos espíritos’ e as britânicas ‘O senhor das moscas’ e ‘The story of documentary film’, este dirigido pelo premiado cineasta Mark Cousins.


Na Berlinale Classics serão 10 filmes de nove países, todos em nova restauração 4K, como o japonês ‘Introdução à Antropologia’ (1966), de Shōhei Imamura; o alemão ‘Segredos de uma alma’ (1926), de Georg Wilhelm Pabst; o suspense/terror soviético ‘O hotel do alpinista morto’ (1979), de Grigori Kromanov; o anime japonês ‘Ninja scroll’ (1993); e ‘Despedida em Las Vegas’ (1995), de Mike Figgis, drama que deu a Nicolas Cage o Oscar de melhor atopr. Para finalizar, na Berlinale Shorts serão 21 filmes, todos inéditos, de países como Senegal, Áustria, Alemanha, Espanha e Romênia.
Vitrine para os principais filmes da temporada de 2026, a Berlinale foi fundada em 1951. Ao lado de Cannes e Veneza, é um dos festivais mais importantes da Europa. Desde 2000 o palco central de exibições e recepção de convidados é o Theatre am Potsdamer Platz, conhecido como ‘Berlinale Palast’.




A programação completa com os horários e salas de cada filme será divulgado em breve no site da Berlinale, em https://www.berlinale.de/en/home.html

* Fotos extraídas do site oficial da Berlinale
 

Nenhum comentário:

Especial de cinema

  Festival de Berlim chega à 76ª edição e anuncia filmes da programação   O 76º Festival Internacional de Cinema de Berlim, o Berlinale, apr...