domingo, 5 de dezembro de 2021

Cine Infantil


O Rei Leão

Na savana africana, o leãozinho Simba (voz de Donald Glover) herdará o trono do pai, o Rei Mufasa (voz de James Earl Jones). Eles vivem juntos de maneira harmônica e todos seus passos são observados pelo misterioso Scar (voz de Chiwetel Ejiofor), tio de Simba e ex-herdeiro daquelas terras. O leãozinho perde o pai numa armadilha e é expulso para bem longe. Ele cresce e volta para casa reivindicar o trono, agora ocupado pelo maquiavélico Scar.

Cinema também é releitura, recuperação de obras, é criar novos produtos culturais a partir de existentes. E desde 2010 a Disney investe em live-action de seus desenhos antigos; uns deram certo, outros foram fiasco de público. Ela começou com o irregular “Alice no País das Maravilhas” (2010), depois vieram as boas versões de “A bela e a fera” (2017) e “Aladdin” (2019), derrapou com o insosso “Dumbo” (2019) e com os fraquíssimos e desajeitados “A dama e o vagabundo” (2019) e “Mulan” (2020) – nesse meio tempo tivemos os regulares spin-off de “A bela adormecida”, trazendo “Malévola” para o protagonismo. A lista inclui o bom “O Rei Leão” (2019), que foi uma das maiores bilheterias mundiais dos últimos anos, arrecadando a impressionante quantia de U$ 1,6 bilhão ao redor do mundo (o custo para produzi-lo foi elevado, cerca de U$ 260 milhões, mas vê-se o investimento, já que o filme tem efeitos visuais de cair o queixo).
O live-action “O Rei Leão” segue a cartilha e o roteiro da animação homônima de 1994, com praticamente as mesmas músicas (“Circle of life”, “Hakuna Matata” etc), as sequências mais lembradas e o desenrolar da trama shakespeariana, inspirada em “Hamlet”. Tem uma produção impecável quanto à parte técnica: fotografia e design de produção notas 10, e a forma de concepção do desenho em computação gráfica é realmente belíssima. Mas não espere algo muito diferente: é rever o filme de 1994, porém em outro estilo. É nostálgico e emocionante, e os efeitos visuais realçam os detalhes das expressões dos animais em cena. Tanto que recebeu indicação (merecida) ao Oscar e ao Bafta de melhores efeitos, e ao Globo de Ouro de melhor animação e canção (a inédita “Spirit”, da Beyoncé). Divirta-se com Simba, Nala, Timão e Pumba, numa obra sobre a busca pelo autoconhecimento frente às adversidades da vida.


O elenco que empresta suas vozes merece atenção: Donald Glover, Beyoncé, Seth Rogen, James Earl Jones (que repete a voz de Mufasa, ele havia feito o filme de 1994), Alfre Woodard e Chiwetel Ejiofor. E vale uma menção especial ao diretor, que é também ator, Jon Favreau, que já adaptou muitas histórias de aventura e de super-herói para o cinema, como “Zathura: Uma aventura espacial”, “Homem de ferro 1 e 2”, “Cowboys & Aliens” e “Mogli: O menino lobo”. Disponível em DVD, bluray e no Disney+.

O Rei Leão (The Lion King). EUA/Reino Unido/África do Sul, 2019, 118 minutos. Animação/Aventura. Colorido. Dirigido por Jon Favreau. Distribuição: Disney

Nenhum comentário: