sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Resenha Especial


Resenha escrita especialmente para o livreto da edição em bluray de "O franco atirador" (1978), lançada pela Obras-primas do Cinema. O filme acaba de sair numa luxuosa edição de colecionador com luva numerada, em disco duplo - disco 1 com o filme em bluray, e disco 2 com mais de duas horas de extras em DVD, além do livreto de 32 páginas, três cards colecionáveis, um adesivo e um pôster.



Cimino e sua guerra cruel e insana

Por Felipe Brida*

Numa velha fábrica na Pensilvânia, a fornalha derrete o aço e espalha um calor infernal. Um pequeno grupo de metalúrgicos faz seu duro trabalho até que o expediente termina. Eles saem às pressas e se despedem do restante dos colegas. Ouve-se um grito: “Lutem por mim na guerra”. Alvoroçados, partem de carro até um bar, onde relaxam bebendo cerveja e jogam bilhar ao som de “Can't take my eyes off you”, estrondoso sucesso na voz de Frankie Valli. O ano é 1967. Esposas e namoradas aguardam por eles, e do outro lado da cidade, moradores de um bairro operário organizam uma festa de despedida para três desses amigos, Michael (Robert De Niro), Nick (Christopher Walken) e Steven (John Savage) – esse último também vai se casar em poucas horas. Isso porque o trio partirá para a Guerra do Vietnã. Também será o último momento em que praticarão um antigo hobby: caçar cervos nas montanhas. Assim que a festa de casamento de Steven termina, e a de despedida se encerra, eles são jogados no barril de pólvora que é o Vietnã do final dos anos 60, onde estarão frente a frente com os piores inimigos. Michael, Nick e Steven são pegos por vietcongues, torturados e forçados a participar de um sádico jogo de roleta russa, cuja bala dos revólveres pode explodir suas cabeças. Os amigos metalúrgicos conseguirão sobreviver naquele temeroso conflito armado?
“O franco atirador” (que na tradução do original em inglês seria ‘O caçador de cervos’), lançado em 1978, é daqueles filmes de guerra inesquecíveis, com imagens impactantes que ficam intactas na nossa mente por anos. Quando vi pela primeira vez na adolescência, numa sessão de madrugada na TV aberta, nos anos 90, fui tomado por um deslumbre. Que filme duro, amargo, de uma melancolia impressionante, e que ao mesmo tempo nos faz refletir os horrores da guerra.


A do Vietnã foi uma das piores do século XX, atrás da Segunda Guerra Mundial. Uma guerra desproporcional, insana, que teve início na segunda metade da década de 50 e só terminou nos 70. Também conhecida como Segunda Guerra da Indochina, deixou um saldo de 58 mil americanos mortos e 1,1 milhão de vietnamitas e vietcongues mortos (estimativas apontam que esse número pode ultrapassar 3,5 milhões de vítimas fatais). Gente trucidada em emboscadas com bombas e napalm, sem contar os milhões de feridos de ambos os lados.
O filme trata dos traumas que essa guerra causou aos que voltaram de lá: soldados psicologicamente abalados e depressivos, alguns paranóicos e com tendência suicida, muitos com membros amputados. É o retrato do fim da inocência e de uma América em desconstrução. Apresenta-se em duas partes distintas e um complemento – o primeiro bloco do filme se passa em 1967, acompanhando a amizade dos amigos metalúrgicos que bebem, namoram e se divertem; a segunda parte, entre 1967 e 1968, registra a guerra destruidora, e o complemento, que seria o terceiro momento, que é o retorno desses soldados para uma América insensata que os aguarda – com passagens que ocorrem entre 1970 e 1975.
Foi rodado totalmente em locações, ou seja, nada em estúdios, como casas, bares e salões de festas nos estados americanos de Ohio e Pensilvânia, além das cenas de guerra gravadas na Tailândia como se fossem o Vietnã (isso porque o Vietnã ainda mantinha restrições de entrada de americanos) – parte foi feita em Bangcoc e algumas no Rio Kwai, como as das jaulas de bambu na água e as de roleta russa (únicas, memoráveis e até hoje impressionantes, vide aquela angustiante do desfecho com Walken e De Niro). Por ser um filme difícil de ser gravado (segundo De Niro, seu filme mais exaustivo), feito em várias locações entre dois países bem diferentes, custou caro para os padrões, cerca de U$ 15 milhões, obtendo boa bilheteria nos cinemas mundiais (quase U$ 50 milhões).


Consagrou o elenco - foi a primeira indicação de Meryl Streep ao Oscar, Robert De Niro já havia ganhado o prêmio da Academia por ‘O poderoso chefão II’, e nomes como John Savage, Christopher Walken (merecidamente premiado com o Oscar de ator coadjuvante), George Dzundza e Rutanya Alda se consolidariam em Hollywood. E tem o fato marcante envolvendo o ator John Cazale (o Fredo de “O poderoso chefão I e II”), que na época das gravações estava doente, com câncer nos ossos, e havia iniciado um romance com Meryl Streep. Ele precisou gravar todas suas cenas primeiro, devido à saúde fragilizada, o que gerou um atrito entre o diretor, Michael Cimino, com o estúdio (a Universal não sabia que Cazale estava morrendo e queria substituí-lo, o que fez com que Meryl ameaçasse abandonar o projeto, então, acordados, todos se mantiveram no filme). Cazale não viu o filme pronto: faleceu em 13 de março de 1978, e a obra só teve sua première em 8 de dezembro de 1978, em Los Angeles, estreando no circuito mundial em fevereiro de 1979. E quando exibido em 1979 no Festival de Berlim, houve protestos dos soviéticos, por não aceitar a forma de como o filme mostrava o povo do Vietnã, em especial os vietcongues, forçando o júri a não liberar a fita para concorrer ao Urso de Ouro (e de fato acabou não concorrendo).


É com certeza o melhor trabalho de Michael Cimino, que ao longo de 30 anos dirigiu somente sete longas-metragens. Sua carreira é irregular, que passa por boas fitas policiais como “O último golpe” (1974) e “O ano do dragão” (1985), a filmes desastrosos, “Portal do paraíso” (1980 – a amaldiçoada obra que arruinou a United Artists devido à péssima bilheteria nos cinemas) e “O siciliano” (1987 – infeliz adaptação de um livro de Mario Puzo, sobre um mafioso). Cimino sofria de problemas psicológicos, afastou-se do cinema depois de seu último filme, “Na trilha do sol” (1996), morrendo em 2016 aos 77 anos – vale lembrar que ele iniciou a carreira como roteirista, fazendo “Magnum 44” (1973), e foi também produtor de cinema.
Destaque para a trilha sonora memorável, de Stanley Myers, de “A convenção das bruxas”, com uma preciosidade chamada “Cavatina”, a música que aparece em vários momentos, e é emocionante. Tem uma cena de casamento, que demorou cinco dias para ser gravada, sem falar daquelas de guerra, com De Niro empunhando lança-chamas e as da roleta russa, já mencionadas.
Ganhou cinco Oscars: melhor filme, ator coadjuvante para Christopher Walken, diretor para Cimino, edição e som, além de indicações de melhor ator para De Niro, atriz coadjuvante para Meryl, fotografia (do premiado Vilmos Zsigmond, que havia ganhado naquele ano por “Contatos imediatos de terceiro grau”) e roteiro original (de Cimino com outros três roteiristas, dentre eles um velho parceiro seu, Deric Washburn, em que fizeram juntos “Corrida silenciosa”). Venceu o Bafta de fotografia e edição, o Globo de Ouro de direção e mais de 20 prêmios em festivais mundiais.
É o melhor filme sobre a Guerra do Vietnã ao lado dos fantásticos “Apocalypse now”, “Nascido para matar”, “Platoon”, “Nascido em 4 de julho”, “Bom dia, Vietnã”, “Pecados de guerra” e “Tigerland - A caminho da guerra”. E agora nessa caprichada edição de colecionador em bluray, pela Obras-primas do Cinema.


* Felipe Brida é jornalista e crítico de cinema, autor do livro “Cinema em Foco: Críticas selecionadas” (2013). Como crítico de cinema, mantém o blog Cinema na Web (de sua autoria, fundado em 2008), a coluna semanal “Cinema em Foco” (no jornal O Regional) e as colunas mensais “Middia Cinema” (na Revista Middia) e “Top Cinema” (na revista Top), além dos quadros semanais “Cinema em Foco” (na rádio Vox FM), “Mais Cinema” (na Nova TV/TV Brasil) e “Palavra do Especialista – Cinema” (rádio Câmara de Bauru). Atua como palestrante em festivais de cinema em todo o Brasil e presta trabalho como curador e júri em festivais de cinema. É professor de Cinema, Comunicação e Artes no Senac, Fatec e Imes Catanduva (cidade onde reside e trabalha). É pós-graduado em Artes Visuais pela Unicamp e em Gestão Cultural pelo Centro Universitário Senac/SP, e atualmente é mestrando em Comunicação e Artes pela PUC-Campinas. Para contato: felipebb85@hotmail.com

Nenhum comentário: